[RESOLVIDO] Discussao para novos usuarios, drivers, aplicativos, conversao win -> linux, docs...

Rhayonne
editado março 2021 em Fedora

Bom dia à todos, como o titulo da discussao ja demonstra, é uma discussao com o intuito de ajudar novos usuarios.
Eu acabei de instalar o Fedora no meu notebook e estou com muitas dificuldades em relaçao à drivers/configuracoes e documentaçoes sobre tais assuntos.
A primeira dificuldade que achei para utilizar o Fedora é a quest~ao de ascentuaçao (como vocês podem ver, o "~" e outras coisas no meu caso.

Dificuldade 2 - Nao consegui achar nada que possa me mostrar ou onde eu possa configurar meu TouchPad ou mouse do Notbook, meu botao direito nao funciona assim como outras funcionalidades.

Dificuldade 3 - Localizar os dispositivos que nao estao instalados de maneira correta quer dizer, onde os drivers instalados sao genericos. Pode ser por um aplicativo ou por linha de comando. Preciso também instalar impressora e nao consegui instalar o cups para tal.

Dificuldade4 - Documentaçao para tais açoes, para pessoas que como eu, acabaram de migrar do windows para o linux.
Com comparaçoes entre os dois SO para uma conversao mais facil e mais amigavel.

Desde ja agradeço a comunidade.

Comentários

  • Digite seu comentário> @Rhayonne disse:

    Bom dia à todos, como o titulo da discussao ja demonstra, é uma discussao com o intuito de ajudar novos usuarios.
    Eu acabei de instalar o Fedora no meu notebook e estou com muitas dificuldades em relaçao à drivers/configuracoes e documentaçoes sobre tais assuntos.
    A primeira dificuldade que achei para utilizar o Fedora é a quest~ao de ascentuaçao (como vocês podem ver, o "~" e outras coisas no meu caso.

    Dificuldade 2 - Nao consegui achar nada que possa me mostrar ou onde eu possa configurar meu TouchPad ou mouse do Notbook, meu botao direito nao funciona assim como outras funcionalidades.

    Dificuldade 3 - Localizar os dispositivos que nao estao instalados de maneira correta quer dizer, onde os drivers instalados sao genericos. Pode ser por um aplicativo ou por linha de comando. Preciso também instalar impressora e nao consegui instalar o cups para tal.

    Dificuldade4 - Documentaçao para tais açoes, para pessoas que como eu, acabaram de migrar do windows para o linux.
    Com comparaçoes entre os dois SO para uma conversao mais facil e mais amigavel.

    Desde ja agradeço a comunidade.

    Boa tarde Rhayonne,

    Para iniciar, é necessário que você informe qual versão do Fedora foi instalada, por ex.: Fedora 33 Workstation, saberemos que você interface gnome, ou alguma das spins, Fedora 33 spin (KDE Plasma, xfce, Mate, Cinnamon).

    Sobre a questão de acentuação, quando você instalou o Fedora, selecionou o idioma português (brasil)? Independente disso, poderemos ajudá-lo melhor para as dúvidas levantadas depois de sabermos qual sua interface gráfica.

    Dificuldade4 - Documentaçao para tais açoes, para pessoas que como eu, acabaram de migrar do windows para o linux.

    É uma boa questão, aqui no fórum há uma grande base de conhecimento que está em crescimento conforme as dificuldades levantadas. Nesse caso, podemos sugerir que, conforme vc for aprendendo, pode ir registrando aqui no fórum em forma de postagens de como vc fazia alguma coisa no Windows e como está fazendo agora no Linux (Fedora). Seria uma excelente contribuição, e muito bem vinda, visto que todos os tutoriais do fórum e as respostas para as dúvidas são feitos pelos próprios membros da comunidade Fedora, assim como vc é agora. :smile:


    Aguardamos seu retorno referente a versão do seu Fedora.

  • geraldossk
    editado fevereiro 2021

    Olá @Rhayonne bem vindo ao universo linux e mais especificamente ao Fedora.
    Como o @Gideon citou acima precisamos de algumas informações para lhe auxiliar melhor, como qual fedora você instalou, F33 workstation? ou alguma Spin?
    Se for o Workstation, um ponto de partida pode ser aqui neste TUTORIAL
    Se for uma spin, pode checar nessa relação AQUI, embora diga F32 as descrições se aplicam ao F33 também, só adequando as escolhas pra F33 ao invés de F32.
    Sobre o teclado, realmente para lhe sugerirmos uma correção vai depender de qual desktop você tem aí, se é o Gnome (workstation) ou algum outro de uma spin (kde plasma, xfce, cinnamon...)
    A respeito da impressora, qual é o fabricante dela? O cups já vem instalado no fedora por padrão, mas se voce tem uma HP por exemplo, a instalação dos pacotes hplip e hplip-gui ajudam muito na configuração de sua impressora.

    Mais uma vez, bem vindo. :)

  • boa tarde,
    estranhei algumas das suas dúvidas, pois elas já vem configuradas por padrão no fedora, com relação o touchpad, vc consegue resolver isso facilmente em "configurações" na aba "mouse e touchpad".....acentuação vc configura logo na instalação como o pessoal disse acima, com relação impressora, o fedora foi a distro que mais me deixou surpreso, ele simplesmente configura tudo sozinho, só precisei adicionar a impressora, ele já recomendou o driver que deveria ser instalado e pronto, e o scanner tbm ele reconheceu sem eu precisar fazer nada, em outras distros como ubuntu, para configurar o scanner wifi, eu preciso editar o arquivo .conf, adicionando o ip da impressora, e etc....Fedora hj em dia deixou tudo mamão com açucar para os usuários, excelente distro, segue o tutorial do geraldosk, habilite o rpmfusion, e outros detalhes.

  • Boa tarde pessoal. Muito obrigado pelo acolhimento na comunidade e eu estou muito feliz por começar nesse mundo imenso!
    Ja de cara, eu notei uma evoluçao gigantesca de performece da minha maquina.

    Peço desculpas por nao citar os comentarios feitos por voces que muito me ajudaram a começar compreeender os caminhos e a base para poder estudar.

    Abaixo a imagem acho que ha todos os dados que vocês me pediram.


    Impressora:
    Minha impressora: Cannon MP495


    Teclado e linguagem:
    Como vocês viram, meu linux esta em francês e meu teclado é o AZERT mas, isso nao impede de utilizar as acentuaçoes por que, o alfabeto é o mesmo (latin) entao, teoricamente deveria funcionar entretanto, o mais importante pra mim é o touchpad e a impressora.

    Desde ja muito obrigado @geraldossk @Gideon @Csantaniel :)

  • Digite seu comentário> @Rhayonne disse:

    Boa tarde pessoal. Muito obrigado pelo acolhimento na comunidade e eu estou muito feliz por começar nesse mundo imenso!
    Ja de cara, eu notei uma evoluçao gigantesca de performece da minha maquina.

    Peço desculpas por nao citar os comentarios feitos por voces que muito me ajudaram a começar compreeender os caminhos e a base para poder estudar.

    Abaixo a imagem acho que ha todos os dados que vocês me pediram.


    Impressora:
    Minha impressora: Cannon MP495


    Teclado e linguagem:
    Como vocês viram, meu linux esta em francês e meu teclado é o AZERT mas, isso nao impede de utilizar as acentuaçoes por que, o alfabeto é o mesmo (latin) entao, teoricamente deveria funcionar entretanto, o mais importante pra mim é o touchpad e a impressora.

    Desde ja muito obrigado @geraldossk @Gideon @Csantaniel :)

    Olá Rhayonne,

    Referente a linguagem do seu sistema, vc já tentou alterar nas configurações do gnome? Abaixo segue a tela das configurações de linguagem do Fedora 33 workstation que eu mantenho em uma VM.

    Quanto a mouse e touchpad, há opções de configuração e teste de configuração para este periférico nas configurações do gnome. Entretanto, vc pode instalar o gnome-tweaks (Ajustes), nele há opções extras para mouse e touchpad.

    Para instalar o gnome-tweaks:

    sudo dnf install gnome-tweaks
    

    Para abrir o gnome-tweaks, com o sistema em português o programa é encontrado com o nome de Ajustes, vá em Atividades > Ajustes.

    Mouse é plug-and-play, mas se não conseguir resolver o problema do seu touchpad com essas configurações, pode ser um problema mais a baixo nível, sendo necessário outro tipo de configuração.

    Para instalar a impressora, vá em configurações > Impressoras. Depois clique em desbloquear, adicione sua senha. Clique em Adicionar Impressora, vai abrir um tela de busca, aguarde a busca que ao finalizar deve listar sua impressora.

  • Boa tarde gente, desculpe a demora. Consegui compreender o que acontece com o meu teclado.
    Foram dias lendo sobre e não achava solução e ela estava bem na minha frente escondida é claro.
    Espero que o que eu deixe aqui, ajude outra pessoa. Pretendo também fazer um pequeno tutorial em outra sessão, farei de duas formas

    Seguindo as Dicas do @Gideon eu cheguei aos modelos de layout de teclado.
    Eu adicionei uma nova fonte de entrada e depois cliquei no (olho) para visualizar.
    Verificando o layout, eu percebi que no fedora, o ~ (til) é utilizado com o ALTGR+^
    Pelo que eu entendi, é por conta do KDE e para dar facilidade para desenvolver scripts.

    Impressora:
    Eu ressetei a impressora e de forma simples e facil, eu consegui configurar a impressora e pasmem! No site do fabricante, não existem drivers para a minha impressora e no CUPS tem!!! Isso demonstra a grandeza do Linux.

    TouchPAd:
    Isso é um caso à parte, dentro das configurações eu verifiquei que ele tem muito mais funções que eu tinha no Win.
    Para usar o botão direito, eu tenho que usar 3 dedos invés de usar o botão direito do touchpad (isso pode ser mudado para usar os botões).
    De modo geral, eu estou adorando usar o Linux/fedora. To tão viciado nisso que instalei até outras distros para testa mas sempre deixando o Fedora que para mim é o mais completo e com uma curva de aprendizado mais ascentuada.

Esta discussão está fechada.