Sem espaço suficiente no /boot

DeyvidNascimento
editado março 2020 em Workstation


Por que isso está acontecendo? Eu me lembro de ter coloado uns 800MiB em /boot...

Comentários

  • @DeyvidNascimento disse:

    Por que isso está acontecendo? Eu me lembro de ter coloado uns 800MiB em /boot...

    Mande a saída do comando df -h

  • DeyvidNascimento
    editado março 2020

    (https://fedorabr.org/uploads/editor/l2/pm2hmv0wmn50.png "")

    Realmente está praticamente lotado, mas como faço para resolver isso? Eu gostaria de aumentar o meu /boot..

  • @DeyvidNascimento O Fedora mantém 3 versões do kernel para você iniciar o sistema caso dê problema nos mais recentes. Você pode desinstalar o mais antigo e desocupar algum espaço. A /boot não precisa ser separada, na verdade, mas quando eu separo, deixo logo 1GB, que é o que o instalador do Fedora faz por padrão.

    Para avaliar se é possível aumentar o tamanho da sua partição, mostre o desenho das partições - utilizando o gparted, GNOME Discos ou qualquer ferramenta gráfica de partições, assim dará para entender melhor o cenário.

  • @DeyvidNascimento Uma das maneiras de fazer isso é subir um sistema live e usar alguma ferramenta de partições, eu costumo usar o gparted. Mas é importante fazer o backup das suas coisas, pois mover e redimensionar partições pode afetar muita coisa.


  • Eu não consigo fazer isso usando o gparted. Eu dei uma pesquisada, iniciei o meu fedora com um pendrive e tentei alterar o tamanho do /boot, mas não foi possível. Eu tentei retirar 700 MiB do meu /home e eu consegui, mas não consegui alocar esse espaço no meu /boot. Será que não é realmente possível?

  • Vc pode editar os arquivos de configuração do yum ou dnf para deixar apenas 2 kerneis instalados com o parâmetro:
    installonly_limit=2

    Tente fazer a atualização.

    Para fazer uma faxina manualmente e sem mudar o tamanho da partição, instale:
    sudo dnf install yum-utils

    Depois de instalar o yum-utils vc deveria usar:
    sudo package-cleanup --oldkernels

    Ele remove os kerneis mais antigos deixando os 2 mais antigos. Em seguida vc usa:
    sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

    ou se sua instalação for em EFI:
    grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

  • Muito obrigado. Só me tira uma dúvida, então quer dizer que de fato realmente não pode-se alterar o /boot, correto? Terei de manter o sistema fazendo tais configurações, correto? Agradeço de coração por colaborar com seu conhecimento.

  • @DeyvidNascimento sim, vc pode alterar a /boot, mas usando um sistema live como eu disse mais acima. No entanto, vai perder um pedaço da / de 50GB. Se quiser desenrolar isso de forma mais rápida também temos o grupo no Telegram: https://t.me/comunidadefedorabrasil