[Tutorial] Instalação do Fedora Btrfs com snapshots pelo Timeshift

helton_godoy
editado maio 2019 em Tutoriais

Instalação do Fedora Btrfs com snapshots pelo Timeshift

Hoje demonstrarei como podemos realizar a instalação do Fedora usando o sistema de arquivos Btrfs para que seja possível utilizar o Timeshift para gerenciar os snapshots.

Na família Ubuntu a instalação automática padrão do Btrfs é a mesma que vou demonstrar aqui manualmente no Fedora, por isso o Timeshift funciona sem nenhuma configuração adicional no Ubuntu, Mint, etc.

Basicamente o que temos que fazer é criar um subvolume raiz com o nome "@", pois é justamente o subvolume que o Timeshift procura quando optamos pelo backup usando snapshots do Btrfs.

Vou usar uma imagem do Fedora Kde Spin para demonstrar.

1- Abrindo o instalador escolha o idioma e avance.

2- Selecione o disco que será utilizado para realizar a instalacao e marque a opção "Personalizado".

3- Mude a opção LVM para Btrfs.

4- Crie a partição efi, se for necessário.

5- Crie a partição boot. O Fedora não aceita o sistema de arquivos Btrfs para a partição boot, neste caso, gosto de formatar a partião de boot com ext2.

6- Crie a partição swap.

Agora vem o pulo do gato!!!!!

7- Quando criar a partição / mude o nome para "@".

8- Em seguida selecione em "Volume" a opção "Criar um novo volume".

9- Escolha um nome e salve.

5- Só para garantir, na lateral esquerda selecione qualquer partição apenas para sair da última tela de configuração e verifique se o @ aparece como na imagem.

O restante da instalação é igual a qualquer outra, portanto não vou detalhar aqui.

6- Instalando o Timeshift.

sudo dnf install timeshift -y

7- Para configurar o Timishift basta seguir os passos a seguir.

Pronto para realizar o primeiro backup!

Até a próxima!

Comentários

  • Muito bom tutorial, parabéns.

  • Muito bom!

  • Obrigado pessoal!
    Gostei de contribuir aqui no fórum, vou tentar postar mais.
    Estou melhorando aos poucos, como essa é a minha 4ª postagem aqui, acredito que por isso ficou um pouco mais descente.
    kkkkk

    ;)

  • o:) Muito bom ter as imagens do passa a passo!!!
    Ajuda muito iniciantes como eu!!!
    Obrigada pelo tutorial bem explicado e detalhado!!! <3