Problemas de inicialização com o Grub em dual boot

Olá pessoal,

Estou com um problema bem chatinho com o Grub / dual boot com o Fedora 34 e o windows.

Uso um notebook (Lenovo Yoga C940-14IIL) com um único SSD. Esse problema não acontecia antes, mas desde uma atualização do Fedora 33 o erro tem persistido e segue no Fedora 34 (mesmo depois de formatar a máquina e instalar tudo do zero, tanto o windows quanto o Fedora).

Primeiramente, o GRUB demora bastante para carregar a tela inicial do dual boot, ele fica "lendo, lendo" um tempão até eu poder escolher uma opção de início.

Segundo, vira e mexe ele dá um conflito que o GRUB simplesmente desaparece e começa a reiniciar diretamente no windows.

Há momentos em que ao ligar o computador diz que não tem nenhum disco instalado.

Alguém teria uma pista / dica do que fazer? Uma coisa que pensei, mas não tenho conhecimento técnico o bastante, seria instalar o Fedora em uma partição, não deixar o GRUB instalar o dual boot e deixaria para fazer a escolha via EFI e não GRUB (mas não sei como realizar esses procedimentos). Outras sugestões são bem-vindas.

Comentários