Relatório de uso Fedora 30 beta 1 interface Deepin Testes feitos do dia 06/04 a 10/04

Relatório de uso
A ideia que surgiu na live da semana passada era seguir com uma semana de uso do Fedora 30 Deepin para avaliar como estava a evolução e a possibilidade de uso no dia a dia e que outras pessoas utilizassem assim seguindo com um relatório ao final. A máquina feita para testes foi um notebook Asus com processador de segunda geração com um I3 com clock de 1.40GHz .

No primeiro dia foi feita a instalação usando a ISO netinstall optando pela interface Deepin sem outros programas vindo apenas o padrão de forma enxuta. A primeira coisa que notei após a instalação e a reinicialização foi a velocidade ao iniciar o sistema, algo que achei de fato impressionante comparando com testes que fiz com a mesma máquina com o Deepin OS meses atrás, em que o tempo de inicialização era grande e demorado.

O segundo ponto percebido é a fluidez impressionante do sistema ele estava muito rápido, mesmo com todos os efeitos ligados e a transparência e animações que são inerentes do Deepin por padrão, algo que mais uma vez comparei com o Deepin OS que a máquina mal aguentava o seu uso abrindo programas que demoravam consideravelmente para abrir e os efeitos que o tornavam pouco responsivo. Realmente é um feedback positivo para as pessoas que não tem um hardware muito potente e desejam utilizar essa interface.

Fiz alguns testes com jogos na Steam, infelizmente a minha máquina não aguenta jogos que demandam muito, apenas jogos considerados mais leves.
Pontos negativos encontrados no decorrer dos testes, um deles que creio ser algo inerente da DE em si foi o uso de hot corners que não funcionou como deveria, as janelas que estavam abertas infelizmente não apareciam todas em tela, apenas uma ou duas. Para os que utilizam esse recurso é algo desanimador, lembrando a todos que é apenas uma versão beta 1, acredito que esses problemas venham a ser corrigidos em uma versão posterior. Interessante notar que o resto do sistema em si está bastante funcional.

Outro ponto notado foi que ao transferir por volta de 100 GB de arquivos de um HD externo para o sistema foi observado uma velocidade menor de transferência desses arquivos comparados aos testes feitos na DE Cinnamon do F30 beta 1. Algo que me chamou a atenção que o normal é de 34 megas por segundo, e no Deepin foi observado 22 megas por segundo levando a um tempo maior na transferência dos arquivos.

Observei também que meu tablet não foi reconhecido pelo sistema. Temos um case closed no fórum com uma solução a respeito disso que possivelmente possa sanar esse problema, infelizmente não pude testar por já ter retirado o sistema.

Provavelmente a essa altura do texto estão todos se perguntando porque raios eu encerrei os testes antes de completar uma semana? Bom infelizmente o amor acabou após as atualizações feitas na quarta-feira e que me fizeram não recomendar o uso até o seu lançamento mês que vem, como mais uma vez bato na tecla é uma versão beta 1. Ao reiniciar o sistema após as atualizações fui pego de surpresa com uma bela imagem que como disseram parece aquele filme o chamado, a inicialização estava com o nome todos borrado e a tela de login bom vocês podem ver pela imagem logo abaixo de como ficou :) .

Considerações finais

Acredito que a interface Deepin no fedora 30 é promissora e com um grande potencial para se tornar uma das DES favoritas, com muitos recursos que tornam a interface extremamente produtiva e com algumas opções inovadoras, e o que mais destaca é o desempenho em um laptop simples e de pouca potência, se continuar desse jeito isso é algo extremamente positivo e trazendo mais uma opção de DE para quem não tem um hardware tão bom.

Esse é um relatório pessoal e da minha experiência de uso na minha máquina, não significa que o problema final seja algo que possa ocorrer em outras pessoas que estejam testando o Deepin. Mas minha conclusão e recomendação é que aguardem a versão final sair. E aos que estão testando
reportem possíveis bugs que possam aparecer. Para reportar bugs acessem o
https://fedoraproject.org/wiki/Bugzilla depois criem uma contam e façam o report.

Comentários