[RESOLVIDO] Erro com flatpak/flathub org.freedesktop.Platform

jonloureiro
editado abril 2019 em Workstation

Qualquer aplicação que tento instalar do flathub está dando erro.
Quando tento pela loja, a loja fecha inesperadamente.

Erro durante a instalação do org.freedesktop.Platform.
Mensagem de erro: Segmentation fault (core dumped).

screenshot

[]s,
Jonathan Loureiro.

Comentários

  • @jonloureiro
    1- está com o flatpak atualizado: (flatpak --version) 1.2.4
    2 - consegue dar um flatpak update normalmente?
    3 - consegue instalar outros flatpaks que não precisam dessa runtime(freedesktop..)?
    4- testou outra conexão, para ter certeza que não é a operadora bloqueando ou problema no router ou coisa do tipo..?
    5- está com espaço no HD?
    6- tentou instalar na home? com: flatpak --user install steam

  • jonloureiro
    editado abril 2019

    Eu coloquei o repositório do flathub através do arquivo flathub.flatpakrepo pela gnome-software.

    1. Flatpak 1.2.4
    2. Looking for updates… Nothing to do.
    3. Não. Não achei nenhum totalmente livre do org.freedesktop. Estes são os flatpaks testados:

    com.wps.Office
    com.play0ad.zeroad
    com.jagex.RuneScape
    com.discordapp.Discord
    com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Community
    io.neovim.nvim
    com.slack.Slack
    com.valvesoftware.Steam
    com.spotify.Client
    com.visualstudio.code
    net.xmind.XMind8
    net.xmind.ZEN
    com.transmissionbt.Transmission

    O último, transmission, é o único que começa sem org.freedesktop.Platform. Ele começa com org.gnome.Platform. Mas falha igual, no 1/5.
    screenshot1
    4. (Entendi depois de fazer o comentário, resultado no final). Porém, consigo baixar e instalar outros pacotes, não flatpaks, normalmente.
    5. Sim, tem mais de 100 GB livres.
    6. Neste caso, flathub não encontrado.
    screenshot2


    Edição:

    1. SUCESSO
      screenshot3

    Utilizei a conexão do meu celular como Hotspot Wi-Fi, internet móvel da operadora Claro. Meu provedor de internet é NET.

    O Problema ainda não está resolvido. Primeira vez que desejo utilizar o flathub. Gostaria de conseguir utilizar com minha conexão banda larga. Alguém aqui no fórum entende desse tipo de problema?

    Por hora, irei baixar apenas os que eu preciso pela conexão do celular. Irei testar o flathub em outra distro para confirmar que é culpa do provedor.

    Obrigado pela ajuda @Renato Araujo :)

  • jonloureiro
    editado abril 2019

    Instalei o Lubuntu 18.04.2 em uma VM em que o host é o Windows. O flathub funcionou normalmente com minha conexão do provedor NET.

    screenshot

    Não testei em uma VM com o host sendo o Linux, pois agora tenho apenas o Fedora instalado, e a conexão iria passar por ele do mesmo jeito.

    Em live-iso não deu certo, pois o primeiro download do flathub vem com a runtime e o download passa de 500 MB, que é o limite no modo live.

  • jonloureiro
    editado abril 2019

    Após o primeiro download feito pelo conexão do meu celular, alguns flatpaks deram certos e outros continuram falhando.

    screenshot1

    Deram certo:

    com.play0ad.zeroad
    com.jagex.RuneScape
    com.discordapp.Discord
    com.spotify.Client
    com.slack.Slack
    com.wps.Office
    net.xmind.XMind8
    net.xmind.ZEN

    Falharam:

    com.valvesoftware.Steam
    com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Community
    com.visualstudio.code
    com.anydesk.Anydesk

    Em seguida, liguei o Hotspot Wi-Fi do celular novamente para baixar a Steam e deu como instalada (a falha tinha sido no org.freedesktop.Platform.Compat.i386). Então instalei com sucesso os seguintes flatpaks:

    org.freedesktop.Platform.Compat.i386
    com.visualstudio.code

    Voltei a usar a internet da NET. Faltam apenas 2 pacotes da lista acima. Por fim,
    Deu certo:

    com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Community

    Falhou:

    com.anydesk.Anydesk

    screenshot2


    Flatpaks que dão problemas:

    org.freedesktop.Platform
    org.freedesktop.Platform.Compat.i386
    org.gnome.Platform

    Provavelmente tem outros pacotes, talvez os que são runtime, que dão o mesmo problema destes. Por hora, estou com o Fedora pronto para produção. Acredito que em algum update, o problema irá aparecer novamente.

    Pode marcar como [RESOLVIDO], mas se alguém souber a solução, ficaria feliz.

    []s,
    Jonathan Loureiro.

  • Já tive problema mas era o firmware do meu router desatualizado, alguns resolvem trocando DNS, outros é a operadora bloqueando mesmo, no caso estou conseguindo baixar normalmente todos esses pacotes e runtimes, provando que o problema não é no flathub, mas algo no meio do caminho (operadora, traffic shapping..)

  • Amandextra
    editado fevereiro 2021

    Estou com esse problema também relacionado ao freedesktop, mas especificamente o

    GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name is not activatable

    Cheguei nesse caminho através dos seguintes passos no Fedora 33 Mate:
    Ao teclar Alt+F2

    Ao digitar "Painel" e executar o "Criar lançador no painel", aparece essa mensagem acima.
    Alguma solução pra isso?

    O motivo que me levou a encontrar esse problema é porque estava tentando descobrir como adicionar um painel caso eu desse um "Reset All Panels" acidentalmente.

    Clicando com o botão direito do mouse no painel e ir em "Ajuda", depois clicar na opção "Usando os Painéis", "Gerenciando Painéis" e depois "Excluindo um Painel", aparece a seguinte mensagem:

    Você deve sempre ter ao menos um painel no MATE. Se você tiver somente um painel, não poderá excluí-lo.

    Agora sei que clicar "Reset All Panels", não perderei. Acho que se fizer isso vai ficar sem os ícones que adicionei nos paineis.