[TUTORIAL] Máquina Virtual Fácil no Fedora

Renato Araujo
editado julho 2019 em Fedora

VirtualBox, VMWare e Virt-manager são grandes ferramentas, avançadas com milhões de opções. Hoje vou mostrar uma mais simples e descomplicada, que talvez apenas atenda sua necessidade de forma prática.
O GNOME Boxes usa tecnologias como KVM, QEMU e libvirt. Todas nativas do Linux, não terá problemas em módulos de terceiros sendo bloqueados por secureboot da bios por exemplo. Felipe Borges (brasileiro) mantém o Boxes do flathub e o pacote do Fedora além do upstream. O Fedora Workstation trás por padrão o GNOME Boxes, então basta pesquisá-lo no menu: Captura de tela de 2019-07-04 11-03-20.png Caso não use o Fedora Workstation pode instalar diretamente do repositório Fedora:

sudo dnf install gnome-boxes

Ou o flatpak via Flathub

Adicione o repositório:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Instale:

flatpak install flathub org.gnome.Boxes

Também encontra facilmente via GNOME Software ou Discover: Captura de tela de 2019-07-04 15-01-36.pngCaptura de tela de 2019-07-04 15-03-49 Agora que temos instalado, vamos ao tutorial "super complexo" 1 - clique no botão "nova": 1.png 2 - Aqui você tem basicamente a 3 opções, instalação baixando diretamente via Boxes, opção para conectar em uma máquina remota ou Selecionar uma "iso" já baixada. Captura de tela de 2019-07-05 19-03-13.png 3 - Vou escolher a primeira opção(baixar um SO) onde me mostra varias opções de distribuições, posso pesquisar ou clicar em "mostrar mais" para verificar as disponíveis, escolhi o Debian netinstall: Captura de tela de 2019-07-05 19-09-08 4- Ao termino irá de propor a "instalação expressa" onde irá basicamente instalar o sistema para você, tendo apenas que colocar seu usuário/senha: Captura de tela de 2019-07-05 19-15-40.png 5- Nesta parte mostrará quais as configurações default sugeridas, mas você pode aumentar o tamanho de ram/memoria de disco clicando em "personalizar": Captura de tela de 2019-07-05 19-16-12 6- Ao clicar em "Criar" então será criada a VM, você pode deixar "minimizada" no programa, ou abrir/nova janela: Captura de tela de 2019-07-05 19-19-42Captura de tela de 2019-07-05 19-20-03 7- Finalizado a instalação! Captura de tela de 2019-07-05 19-49-26.png Dica: Você pode precisar de maior desempenho 3D, alguns sistemas te permitirão habilitar "aceleração 3d" clicando com botão direito do mouse em cima da VM criada/Propriedades/ habilite "aceleração 3d", o compartilhamento de arquivos entre o host e VM, arrastando e soltando dentro da VM deve ser habilitado por default. Captura de tela de 2019-07-06 16-16-30 Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? fastos2016@gmail.com

Comentários

  • Muito bem explicado, Renato!!!
    Linguagem direta e clara!!!
    Para iniciantes como eu no universo Linux, é fundamental tutoriais como este!!!
    Vou testar outras distros sem me preocupar em destruir mieu querido Fedora 33 Mate!!!
    Obrigada!!!