[TUTORIAL] Criando um Pen Drive Bootável com o Fedora média writer

lucas_pereira
editado novembro 2019 em Tutoriais

TUTORIAL PARA INICIANTES

Existem várias maneiras de gravar uma iso do Fedora. E existem vários programas e comandos para esse mesmo fim. Aqui vou explorar uma ferramenta criada pela própria equipe do Fedora para facilitar a vida de usuários de outros sistemas que queiram experimentar a distribuição.

Acredito que seja essa, uma das maneiras mais fáceis de conhecer o Linux Fedora. Pra quem tiver interesse em ler mais sobre o Fedora média writer é só acessar a documentação oficial do Fedora.

Abaixo imagem do Fedora média writer.

Vámos começar!

Pela imagem acima imaginemos que você é um usuário do Windows por exemplo e por algum motivo quer conhecer o mundo Linux. Aqui a sua porta de entrada será o Linux Fedora.

Então no seu Windows ou Mac, abra seu navegador e na página de pesquisa do Google pesquise por Fedora como na Imagem abaixo.

Aqui minha primeira opção é o site https://getfedora.org/pt_BR/, acesse!

Logo abaixo está a página oficial da distro Fedora. Clique no link baixar agora.

Após clicar em baixar agora abra-se a página de Download do Fedora como você pode ver na imagem abaixo.

No retângulo maior em destaque, você tem a esquerda, o link para baixar a ferramenta Fedora média writer que é o motivo desse tutorial. E a direita desse mesmo retângulo em destaque novamente você tem o link para baixar as últimas duas versões do Fedora, 30 e 31 (beta).

Considerando que você fez o download dos dois aquivos acima, abra o arquivo executável do Fedora média writer e dê permissão para sua instalação.

Concluindo a instalação!

Programa Fedora média writer aberto.

Com o Fedora média writer podemos baixar todas as versões do Fedora ou suas spins. Ele baixa e monta a versão que você quiser no pen drive.

Como já baixamos a iso do Fedora é só clicar na área da seleção e navegar até o local onde você baixou a iso do Fedora.

Aqui a minha iso está na área de trabalho.

Selecionada a imagem e com pen drive já espetado no pc podemos escolher o pen drive que vai ser usado para gravar a iso. Depois é só clicar em writer to disc.

O programa vai escrever ou copiar a imagem para o pen drive.

E logo após vai verificar os dados criados.

Seu pen drive bootável com a imagem do Fedora está pronto para uso. Lembre-se que com essa imagem você tanto pode usar para instalar o Fedora no seu computador como também experimentar o Fedora a partir de seu pen drive sem precisar instalar o sistema. Bom uso!

Comentários