Utilizando o Gerenciador de Pacotes GNOME Software - Fedora Workstation

leandroramos
editado novembro 2019 em Workstation

GNOME Software é uma central de programas para o espaço de trabalho GNOME. Isso ajuda a encontrar, instalar e remover aplicativos e a lidar com os repositórios de programas.

Para utiliza-lo, clique em "Atividades" e digite "programas" no campo de busca.

Essa é a tela principal da GNOME Software. Repare que ela tem uma opção para habilitar repositórios de programas de terceiros. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique no link "Saiba mais..."

Na segunda aba, a "Instalados", você pode ver os programas instalados no seu Fedora, ver detalhes de cada programa e também remover, se desejar.

Na terceira aba, "Atualizações", você pode ver se seu sistema possui atualizações pendentes.

No botão de menu "sanduíche", no canto superior direito, você pode gerenciar os repositórios de programas e configurar as atualizações, ativando ou desativando atualizações automáticas. E também pode desativar as notificações automáticas de atualização.

Explorando o catálogo de programas

Voltando à primeira aba, "Explorar", você pode navegar entre os programas em destaque, elas escolhas dos editores do catálogo, lançamentos recentes, programas recomendados. Você também pode navegar pelas diversas categorias de programas que ficam no topo da página.

Ao selecionar uma categoria, você vai para a página dos programas que fazem parte dela, e pode retornar à página principal no botão de voltar, no canto superior esquerdo da janela.

Visualizando os detalhes de um programa

Ao clicar em um dos programas, você verá a tela de detalhes como classificação em estrelas de um a cinco, fotos do programa, informações básicas sobre o programa, link para o site do programa, além de detalhes da versão, desenvolvedor, nome do repositório do programa (fonte do programa), tamanho, avaliações e a opção de escrever uma avaliação para o programa. Se você puder, escreva uma avaliação, assim você ajuda os desenvolvedores e outros usuários que buscam por programas bem avaliados.

Usando a busca de programas

Na tela inicial existe um botão de lupa, em que você pode clicar para fazer a busca por programas digitando parte do nome, característica ou nome do repositório/tipo de pacote.

Veja uma busca por tipo de programa (Flatpak)

Um pouco sobre os flatpaks

Por padrão, o Fedora 31 Workstation vem com o repositório Flatpak registry.fedoraproject.org configurado, mas você pode adicionar novas fontes/repositórios de flatpaks para ter suporte na GNOME Software.

Para adicionar o repositório mais popular, o Flathub, você pode baixar o arquivo do Flathub e instalar no Fedora Workstation, no endereço https://flatpak.org/setup/Fedora/

Após o download, você pode dar um clique duplo no arquivo baixado para instalar o repositório.

Adicionando o Flathub pelo terminal

Se você preferir, pode usar o terminal do GNOME para instalar o repositório Flathub, com o comando flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Gerenciando os repositórios

Na tela inicial, você pode acessar o menu do canto superior direito e o item "Repositórios de programas" para gerenciar seus repositórios.

Veja um exemplo de programa disponível no repositório Flathub:

Lembrando: rolando a tela mais para baixo você pode conferir de onde vem o programa (fonte/repositório)

Instalando um programa

Na tela de detalhes do programa, basta clicar no botão "Instalar".

Veja a imagem do programa sendo executado no Fedora Workstation:

Removendo programas

Para remover um programa, clique no botão remover na lista de programas instalados ou na tela de detalhes do programa.

Instalando pacotes a partir de outros programas

Às vezes, alguns programas precisam de pacotes adicionais para executarem um arquivo/tarefa. Veja um exemplo do programa de vídeos pedindo por um codec adicional presente no repositório rpmfusion:

Comentários