Instalando e configurando o MySQL no Fedora 31

Adicionando o repositório do MySQL

Faça o download do repositório MySQL em https://dev.mysql.com/downloads/repo/yum/
Download do repositório MySQL

Instalando o repositório do MySQL

Para instalar o repositório, abra seu gerenciador de arquivos e faça a instalação do pacote usando seu gerenciador de pacotes preferido.


Se você preferir (meu caso), pode instalar pela linha de comando:

Instalando o MySQL Server Community

Com o seu gerenciador de pacotes predileto, busque pelo mysql-community-server e faça a instalação.


Claro, se preferir, instale pela linha de comando:


Iniciando o serviço do MySQL

sudo systemctl start mysqld

Se quiser que o servidor MySQL inicie junto com o sistema, habilite-o no Systemd

sudo systemctl enable mysqld

Configurando o MySQL

Durante a instalação do mysql-community-server, uma senha aleatória é gerada para o usuário root. Você precisa recuperar a senha inicial para poder configurar uma nova senha. Use o comando abaixo:

sudo grep 'A temporary password is generated' /var/log/mysqld.log | tail -1

Use a senha gerada na configuração do MySQL:

sudo mysql_secure_installation

No campo da senha do root, coloque a senha gerada no comando anterior e altere a senha do root. Mas atenção: use uma senha forte (maiúsculas, minúsculas, números e símbolos), pois o validador de senhas do MySQL é exigente e eu NÃO RECOMENDO que você mude isso.

Após a configuração inicial você poderá logar no MySQL com a nova senha.

Criando um usuário administrador

Faça login no MySQL com o root

mysql -u root -p

Crie um usuário para tarefas administrativas (é melhor do que usar o root para tudo)

use mysql;
create user 'leandro'@'localhost' identified by 'S3nh4@forte';
grant all privileges on *.* to 'leandro'@'localhost';
flush privileges;
exit

Faça o login com o seu usuário administrador

mysql -u leandro -p

Administrando o servidor com ferramentas gráficas

Você pode instalar ferramentas gráficas para administrar seus bancos de dados. Minha preferida é DBeaver Community Edition - tutorial de instalação: https://fedorabr.org/index.php?p=/discussion/305/instalando-o-cliente-de-bancos-de-dados-dbeaver-community-edition/