Instalando o Gnome Boxes em Spins do Fedora 31

Flira00
editado novembro 2019 em Tutoriais

Instalando o Gnome Boxes no Fedora 31

O Gnome Boxes é mais uma opção para virtualização de sistemas operacionais. Apesar do nome Gnome, ele é compatível também com as Spins do Fedora. No Exemplo a seguir foi feito na Spin KDE Plasma.
O Boxes trás uma forma simples e prática para instalação virtualizada de sistemas operacionais. Ao contrário do Virt-Manager e do Virtual Box, ele não tem muitas opções de configurações avançadas, não sendo o ideal para quem precisa, por exemplo, fazer um laboratório com configurações avançadas de redes.

GUI (Interface gráfica)

Para instalar o Gnome Boxes é bem simples. Abra o seu gerenciador de softwares (no meu caso o Discover do KDE) e no campo de busca digite “Boxes”.
Como resultado você terá:

Instalando via Flatpak

Caso já tenha o repositório Flatpak instalado em seu sistema, você ainda tem a opção de optar por ele. Basta acessar o https://flathub.org/apps/details/org.gnome.Boxes, clique em “Install” para fazer o download do arquivo.

Caso ainda não tenha acesse aqui e veja como instalar e não esqueça de fazer o dnf update para atualizar os repositórios.

Posso mandar abrir diretamente no meu gerenciador de software, o Discover, dnfdragora, ou salvar o arquivo.

Ao baixa-lo org.gnome.Boxes.flatpakref clique para abrir no seu gerenciador de softwares (no meu caso o Discover do KDE). Feito isso clique em “Instalar” e pronto, o Boxes será instalado em seu sistema (no meu caso já está instalado e aparece o botão para remover).

Instalando via CLI (linha de comando)

Instalando via Flatpak
flatpak install flathub org.gnome.Boxes -y

Para abrir
flatpak run org.gnome.Boxes

Para remover
flatpak remove org.gnome.Boxes

Instalando via DNF
dnf install gnome-boxes

Para abrir
gnome-boxes

Para remover
dnf remove gnome-boxes

Com o Boxes você pode virtualizar os mais diversos sistemas operacionais, inclusive Windows. Logo em sua tela para criar uma máquina virtual, é oferecida a instalação do Red Hat 8.0, Fedora 30 e Fedora Silverblue.

Na opção “Baixar um SO” você tem mais opções de sistemas operacionais

Ou simplesmente usar uma imagem ISO de seu computador

Comentários