[TUTORIAL] Como instalar o ambiente gráfico GNOME no Fedora Server

Oi Pessoal...
Estamos de volta para mostrar a dica de como instalar o ambiente gráfico básico do GNOME em seu Fedora Server e como escolher entre habilitar ou não habilitar na próxima vez que você carregar o servidor.

ETAPA 01 - PREPARO PRÉVIO DO SERVIDOR:

Em primeiro lugar devemos ter todos os pacotes atualizados do servidor e com os serviços básicos já instalados e configurados como Samba, MYADMIN, Php, Apache (httpd) e assim por diante para quem conhece como configurar esses serviços (tais serviços serão explicados em futuros tutoriais).

ETAPA 02 - INSTALAR O AMBIENTE DE PRODUÇÃO GRÁFICO:

Nesta etapa você deverá estar logado como super-usuário e instalar o ambiente de estação de produção GNOME do fedora. Para isso use os comandos abaixo e aguarde baixar todos os pacotes e instalar (vai demorar um pouco).

dnf update -y
dnf group install workstation-product-environment

ETAPA 03 - AJUSTAR O PADRÃO DO GNOME GRÁFICO COMO PADRÃO DE AMBIENTE:

Nesta etapa você definirá que o padrão gráfico do GNOME será utilizado como padrão nas futuras sessões gráficas do sistema. Para fazer isso use o seguinte comando abaixo:

systemctl set-default graphical.target

ETAPA 04 - DEFINIR O GDM COMO PADRÃO DE LOG DO SISTEMA GRÁFICO:

Neste ponto você deverá usar o comando abaixo para ativar ou desativar o serviço do GDM para fazer o modo gráfico aparecer ou não. Na seguinte forma:

systemctl enable gdm.service
(para habilitar o modo gráfico na próxima sessão).

systemctl disable gdm.service
(para desabilitar o modo gráfico na próxima sessão).

Se você fez tudo certinho ate o momento basta reiniciar o Fedora Server e aguardar ele carregar o GDM em modo gráfico para pedir sua senha de usuário e carregar o sistema.

Forte Abraço e até mais.