Preciso de orientação para fazer uma instalação do Fedora. No instalador não consigo particionar meu HD.
Gostaria de fazer como faço no Ubuntu por exemplo: sistema 50 GB, Swap 4 GB, Home 500 GB. É possível proceder assim?
Desde já agradeço
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Digite seu comentário> @Artur_Canabarro disse:
bem vindo @Artur_Canabarro. Na nossa bíblia tem um passo a passo de instalação. O mais aconselhável é você deixar que o próprio fedora faça essa função.
https://fedorabr.org/index.php?p=/discussion/294/a-biblia-do-fedora-31-em-andamento
É dual boot ou o único sistema do HD? No instalador do Fedora, a opção de particionamento automático é muito eficiente para isso e você ainda pode fazer ajustes no tamanho das partições.
Eu formatei o hd porque não encontrei a opção de usar a minha /home que tinha no Ubuntu. Depois de formatar tudo para arquivos ext4 e ter o trabalho de copiar todos os meus arquivos para bckup o intalador me mostra somente 113 Mb de hd "utilizável" sendo que todo o hd está limpo e formatado pronto para utilizar. Eu gosto do Fedora mas assim fica difícil.
@Artur_Canabarro ele só te deu 113 Mb livres justamente porque o seu disco não estava limpo e reconheceu as partições anteriores. Nesse caso você pode ir no modo de particionamento avançado e excluir todas as partições anteriores, deixar o disco todo livre para assim utilizar o particionamento automático. Ou ainda, antes de iniciar o instalador, no modo live experimente fazer isso com o gerenciador de discos. Caso o seu HD tenha partições montadas com o LVM, em ambos os casos lembre-se de excluir-las de dentro do volume lógico antes de tentar excluir o volume group, caso contrário não conseguirá.
Sim o meu disco estava completamente limpo, eu formatei usando o modo live e o deixei pronto para uma nova instalação.