[TUTORIAL] Guia rápido de particionamento MANUAL

tallescg
editado janeiro 2020 em Tutoriais

A cada ano que passa, as distribuições linux mais avançadas se esforçam para melhorar/facilitar a interação do usuário com o sistema como um todo, deixando os sistemas linux cada vez mais amigáveis para novos usuários, até mesmo durante a instalação, ao ponto de possuírem um processo de criação/gerenciamento de partições mais robusto que o instalador do Windows.

Contudo, esta robustez pode deixar um novo usuário confuso no início, e o objetivo deste tutorial é dar apenas um norte inicial para esse novo usuário, que não tem experiência com o particionamento LVM( padrão no Fedora), mas deseja ter um controle melhor de como seu disco será particionado.

Vamos tomar como exemplo, a instalação do Fedora 31 no Virtualbox, usando um HD virtual de 120GB e a partir da ISO Everything:
https://dl.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/releases/31/Everything/x86_64/iso/

Iniciando o Particionamento
Após as configurações iniciais, vamos em Destino da Instalação (Installation Destination).

Em Configuração de Armazenamento, marque a opção Personalizado e clique em Pronto.

Na próxima tela, Particionamento Manual, clique em LVM e vc verá quem temos mais opções de esquemas de particionamento, mas selecione Particionamento Padrão.

Clique no + para adicionar um novo ponto de montagem.

Ao clicar na seta de Ponto de Montagem vc terá acesso a uma lista de pontos de montagem pré-definidos. Caso vc esteja realizando a instalação em modo UEFI, vc terá a opção de escolher o ponto de montagem para a partição EFI. Na imagem defini 300mb de espaço( é mais que suficiente caso vc use 1 ou até 3 Sistemas em Dualboot ou Triboot). No fim basta clicar em Adicionar ponto de montagem

Perceba que vc terá um resumo do particionamento criado, com a opção de editar o ponto de montagem(/boot/efi), marcar para criptografar( deixe desmarcado), sistema de arquivos( deixe EFI System Partition). Vc tmbm tem a opção de definir Rótulo e Nome, mas não é necessário.

Para criar a próxima partição, clique em + novamente. Na imagem, estou criando agora a partição /(root). Vc pode defini-la em 40 GB( digitando exatamente assim: 40 GB), mas caso queira usar totalmente o espaço restante do disco, basta deixar o valor em branco como na foto.

O / foi criado usando todo o espaço restante deixando apenas um pequeno espaço que não pode ser utilizado( 1,97mb). Cliquei em Sistema de Arquivos e selecionei EXT4 na lista.

Quando vc finalizar a criação das partições, basta clicar em Pronto, e um resumo das alterações que serão gravadas no disco irá aparecer.....verifique se está tudo ok e aceite as mudanças.

Sugestão de Particionamento

Esta é para vc que está iniciando no Fedora e/ou quer apenas fazer um instalação para conhecer a distro( e quem sabe aderir de vez) e tem dúvidas de como particionar inicialmente:

Instalação modo UEFI:

/boot/efi - 300mb, EFI System Partition;
swap - 2 GB(2048mb), swap;
/ - ~117 GB( todo espaço restante), EXT4;

Instalação modo UEFI e Home separada:

/boot/efi - 300mb, EFI System Partition;
swap - 2 GB(2048mb), swap;
/ - 40 GB, EXT4;
/home - ~80 GB( todo espaço restante), EXT4;

Instalação modo Legacy e Home separada:

swap - 2 GB(2048mb), swap;
/ - 40 GB, EXT4;
/home - ~80 GB( todo espaço restante), EXT4;

Lembre-se:

  • Foi usado um cenário hipotético de um PC com SSD 120GB e 2GB de Ram
  • Caso vc esteja usando o modo legacy, vc não precisa da partição EFI.
  • Caso vc prefira usar swapfile, basta seguir o tuto do leandroramos, após a instalação:
    https://fedorabr.org/index.php?p=/discussion/90/tutorial-como-criar-um-arquivo-de-swap/p1

  • Caso vc não tenha criado uma partição de swap( e for usar swapfile), o particionador irá exibir um alerta no rodapé, mas basta clicar novamente em Pronto para prosseguir. Caso clique em Click for details verá este aviso:

Abraços!!!