[DICA] Corrigindo Kio-Drive/G-Drive Fedora 32 Beta [DICA]

editado maio 9 em Tutoriais

Tudo bem pessoas?!?!

Assisti a última Live da comunidade, onde o Cristiano testou a configuração da conta gmail para o acesso ao Google drive, mas sem sucesso. Então decidi compartilhar a gambi.... digo, o artifício técnico que usei enquanto a equipe KDE não o corrige o problema.

O Problema:
Ao iniciar a configuração da conta, todo processo de autenticação ocorre perfeitamente:

Mas ao finalizar a configuração sua pasta GDRIVE no dolphin, não fica configurada corretamente, e ao verificar em "contas online" vc percebe que uma conta genérica "Google" foi criada:


Por algum motivo as contas estão sendo criadas sem adicionar o email no banco de dados:

Como corrigir:
Caso vc tenha tentado mais de uma vez configurar sua conta Google, será melhor remover todo os arquivos da pasta libaccounts-glib em sua /home:

rm -r ~/.config/libaccounts-glib

Refaça todo o processo de configuração da conta, até que o processo de autenticação esteja completo. Instale o sqlite e acesse o banco de dados das contas:
sudo dnf install sqlite
sqlite3 ~/.config/libaccounts-glib/accounts.db

No gerenciador vc pode visualizar a conta criada com:
.dump Accounts

Vc achará algo como
(1,'','google',1);

Ainda no gerenciador, corrija os dados para o padrão
(1,'seu_gmail','google',1);

Para isso use com o comando:
update Accounts set name = 'seu_gmail' where id = 1;

Saia do sqlite com.quit e teste o Gdrive no Dolphin novamente:



Atualização:
Dica por @fehtorres
Caso vc tenha mais de uma conta, quando for corrigir o email, verifique o ID na frente (1,'','google',1).
No comando: update Accounts set name = 'seu_gmail' where id = 1;
substitua o 1 pelo número da conta que queira corrigir, se for a segunda conta será 2, e assim sucessivamente.

Abraços!!!

Comentários

  • Boa, obrigado pelo tutorial. infelizmente não consegui vou colocar o que aparece quando eu coloco o comando .dump Accounts.

  • @nemo82 disse:
    Boa, obrigado pelo tutorial. infelizmente não consegui vou colocar o que aparece quando eu coloco o comando .dump Accounts.

    Oi tudo bem?

    Bem, pelo resultado do .dump, presumo que vc não fez o processo de criação e liberação de acesso do Google account que mostrei no início. Seu banco existe mas nenhuma tabela está criada, por isso o comando de update não funciona.

    Remova o banco:
    rm -r ~/.config/libaccounts-glib

    E faça todo o processo de adicionar a conta. Somente quando a conta for criada com o nome Google, é que vc faz o processo de correção das tabelas.

  • Oi, tudo bem,
    Fiz tudo, loguei as contas e tudo, deu o erro, não tá aparecendo igualzinho nas imagens, segui o tutorial acima, porém deu esse erro, dizendo que não pode abrir o banco de dados

  • Deu certo aqui, eu vi que depois que removi os arquivos da conta, e depois não criei a conta novamente, e só uma pequena colocação, caso alguém tenha mais de uma conta, é só quando for alterar olhar na frente qual o número (1,'','google',1), e no comando onde tem "where id = 1", você troca pelo número da conta que queira alterar ou inserir o nome.

  • Digite seu comentário> @fehtorres disse:

    Deu certo aqui, eu vi que depois que removi os arquivos da conta, e depois não criei a conta novamente, e só uma pequena colocação, caso alguém tenha mais de uma conta, é só quando for alterar olhar na frente qual o número (1,'','google',1), e no comando onde tem "where id = 1", você troca pelo número da conta que queira alterar ou inserir o nome.

    Ótimo

  • @fehtorres, adicionei sua dica, que bom que deu tudo certo agora!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.