[RESOLVIDO] Como conectar automaticamente à ancoragem via USB do celular (tethering)?

Tórus
editado maio 2020 em GNOME

Estou com problemas para compartilhar a internet do celular com o computador. A história é que o android está conectado no wifi e eu queria compartilhar a internet desse wifi com o computador, então, conectei o celular ao computador via USB, fui nas configurações do celular e ativei a opção "Ancoragem via USB", porem, o computador não conectava à internet. Pra ele conectar precisei fazer o seguinte:

Usar sudo ip link show para verificar o nome dado ao aparelho, que varia de acordo com a porta USB usada; e sudo ip link set dev NOME-DO-APARELHO address MAC-ALEATÓRIO, onde "MAC-ALEATÓRIO" é um endereço MAC aleatório e "NOME-DO-APARELHO" é o nome que vi no comando anterior.

Após fazer isso a conexão com a internet funciona normal, porem eu gostaria de acabar com o inconveniente de ter que refazer todo esse processo cada vez que eu precisar desconectar o celular do PC para fazer algo e então conectar novamente.

Comentários

  • Consegui resolver parcialmente o problema, instalando o programa macchanger e colocando o seguinte em /etc/udev/rules.d/90-tethering.rules:
    ACTION=="add", SUBSYSTEM=="net", ENV{INTERFACE}=="eth0", RUN+="/usr/bin/macchanger -r $name", OPTIONS="last_rule"

    Agora quando eu conecto o celular ao PC e ligo a ancoragem USB, a internet funciona automaticamente. O único defeito é que essa conexão automatica não acontece se eu ligar a ancoragem USB antes do sistema iniciar, mas esse detalhe é irrelevante, então vou considerar a questão resolvida.