Primeiros testes no Fedora 30 Beta 1 - Spin KDE

FedoraBR
editado abril 2019 em KDE

Após alguns testes e fracassos, resolvi fazer pra valer o uso do fedora 30 Beta 1.

Os testes iniciais foram excelentes e todos os softwares que utilizo no meu dia a dia funcionaram sem problemas.

Após a instalação do fedora 30, a primeira coisa que fiz foi o update. nas duas primeiras tentativas deu erro. Para resolver dei o comando:

dnf autoremove

Logo depois

dnf update

Tudo ocorreu normalmente e o sistema ficou totalmente atualizado.

SOFTWARE

Como não poderia somente utilizar o sistema sem software algum, corri atrás dos softwares que utilizo por padrão no meu sistema. Entre eles:

VLC

OBS-STUDIO

INKSCAPE

GIMP

LIBREOFFICE

GCOMPRIS

BLENDER

Para instala-los, utilizei o repositório oficial do fedora e do rpmfusion que já esta ativo e funcional. Para instala-lo, digite ou cole a linha abaixo como root ou sudo:

rpm -ivh https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/development/30/Everything/x86_64/os/Packages/r/rpmfusion-nonfree-release-30-0.3.noarch.rpm
rpm -ivh https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/development/30/Everything/x86_64/os/Packages/r/rpmfusion-free-release-30-0.3.noarch.rpm

Após a instalação dos repositórios, é somente digitar como root ou sudo:

dnf update

E logo depois instalar os softwares que desejar acima. Segue a linha que utilizei para a instalação:

dnf install lsb  "libappindicator3.so.1()(64bit)" libreoffice  inkscape gimp  libreoffice-langpack-pt-BR.x86_64 gcompris frei0r-plugins obs-studio kdenlive -y

MAIS INFORMAÇÕES

KSysGuard

TOP

KDE Plasma

Kernel

TELAS DO FEDORA 30 BETA 1

Área de Trabalho

Dolphin

Configuração do Sistema

Discover

Steam

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar de estarmos na versão beta 1, tudo que seria necessário para o meu uso esta funcionando perfeitamente. não houve nenhum travamento, ou fechamento de programas aleatórios como aconteceu no fedora 29. Logo, se quiserem testar o fedora 30 KDE Spin, esta ai o passo a passo para seu funcionamento.

Aconteceram erros no sistema ou em algum softwares? reporte aqui ou no bugzilla

Comentários

  • Tudo indica que vai estar top no lançamento. Continuem testando :)
    Só faço o upgrade, se tiver ctz que ta 100%.

  • Digite seu comentário> @chacal disse:

    Tudo indica que vai estar top no lançamento. Continuem testando :)
    Só faço o upgrade, se tiver ctz que ta 100%.

    @chacal até o momento o fedora 30 spin kde está se comportando bem. Todos os softwares que utilizo estão ok. Porém, vou continuar utilizando o inkscape em appimage pois a versão 1 só tem para appimage mesmo. Para o meu caso claro.

  • Cristiano,
    Acredito que nao vai ter nenhum problema mesmo, pessoal do fedora eh mto competente neh cara.

  • Show! Estou usando o Workstation e também funciona tudo que preciso usar.

  • Tentado em migrar.
    Mas ... vou controlar meu vicio rsrsrs