Quero migrar para o Fedora ?

causticrook
editado fevereiro 2020 em Fedora

**Boa noite comunidade linda,
Então, sou um mero inciante entusiasta de sistemas gnu/linux, faço o uso a apenas 2 anos e atualmente estou pensando em migrar para o Fedora, mas, tem coisas que ainda me deixam em dúvida...
Minha primeira distro foi debian 9 ( é... eu sei, logo no concreto), no inicio foi bom e ruim, ruim porque eu tinha 0 conhecimento e bom porque foi a distro que mais me fez pesquisar sobre. De lá para cá usei o debian 10, elementaryOS hera 5.1, ubuntu 17.04 e atualmente estou usando o xubuntu 18.04. Dei uma lida sobre o fedora 31 após o lançamento e confesso que fiquei bastante atraído, porém ainda não sei se é o que vai me atender, por isso venho encarecidamente pedir o conselho e a correção caso necessária.
Sou estudante de desenvolvimento de sistemas, regularmente estudo e faço o uso de apenas 1 editor de texto (sublime text), que uso apenas para: html e javascript, também estou destinado a ter que usar alguns softwares para aprender java(eclipse) e alguns outros relacionados a simulação de rede por conta do curso.
Agora que já tens uma base das minhas necessidades e do meu nível de conhecimento sobre linux, lá vão minhas dúvidas:

.O fedora 31 conta com diversas interfaces gráficas, na minha trajetória eu sempre usei xfce quando permitido, porém, decidir me aventurar com a gnome pela primeira vez, terei problemas em rodar a gnome com essas configurações ou seria melhor optar pelo xfce mais uma vez :

                                -notebook- (inspiron 14 5000)

   ** CPU: Intel Core i5-4210U @ 4x 2.7GHz
          GPU: Mesa DRI Intel(R) Haswell Mobile 
               RAM: 1655MiB / 3823MiB (1x4gb)**

.Planejo usar meu OS de formar simples, como ambiente de desenvolvimento e estudo. É tão prático quanto o ubuntu para instalar:pacotes, programas e dependências ? Visando a minha necessidade de praticidade para encontrar e instalar programas. (obs: essa pergunta é por conta de um belo dia que passei mais de 4 horas tentando instalar e executar com sucesso packettracer no meu xubuntu 18.04)

.Ao meu ver o fedora é um sistema mais maduro, a comunidade me agrada muito, os pacotes estão up-to-date... Então, por que não migrar pro Fedora né ?

Atenciosamente, Matheus.

-ME CORRIJA SE NECESSÁRIO!

Comentários

  • Cara, melhor jeito seria testar, mas acredito que com o uso que vc mencionou sua maquina performaria bem o suficiente mesmo usando fedora com gnome. Mas qualquer problema procure o grupo do telegram da comunidade ou faça um post por aqui.

  • Digite seu comentário> @causticrook disse:

    **Boa noite comunidade linda,
    Então, sou um mero inciante entusiasta de sistemas gnu/linux, faço o uso a apenas 2 anos e atualmente estou pensando em migrar para o Fedora, mas, tem coisas que ainda me deixam em dúvida...
    Minha primeira distro foi debian 9 ( é... eu sei, logo no concreto), no inicio foi bom e ruim, ruim porque eu tinha 0 conhecimento e bom porque foi a distro que mais me fez pesquisar sobre. De lá para cá usei o debian 10, elementaryOS hera 5.1, ubuntu 17.04 e atualmente estou usando o xubuntu 18.04. Dei uma lida sobre o fedora 31 após o lançamento e confesso que fiquei bastante atraído, porém ainda não sei se é o que vai me atender, por isso venho encarecidamente pedir o conselho e a correção caso necessária.
    Sou estudante de desenvolvimento de sistemas, regularmente estudo e faço o uso de apenas 1 editor de texto (sublime text), que uso apenas para: html e javascript, também estou destinado a ter que usar alguns softwares para aprender java(eclipse) e alguns outros relacionados a simulação de rede por conta do curso.
    Agora que já tens uma base das minhas necessidades e do meu nível de conhecimento sobre linux, lá vão minhas dúvidas:

    .O fedora 31 conta com diversas interfaces gráficas, na minha trajetória eu sempre usei xfce quando permitido, porém, decidir me aventurar com a gnome pela primeira vez, terei problemas em rodar a gnome com essas configurações ou seria melhor optar pelo xfce mais uma vez :

                                    -notebook- (inspiron 14 5000)
                
       ** CPU: Intel Core i5-4210U @ 4x 2.7GHz
              GPU: Mesa DRI Intel(R) Haswell Mobile 
                   RAM: 1655MiB / 3823MiB (1x4gb)**
    

    .Planejo usar meu OS de formar simples, como ambiente de desenvolvimento e estudo. É tão prático quanto o ubuntu para instalar:pacotes, programas e dependências ? Visando a minha necessidade de praticidade para encontrar e instalar programas. (obs: essa pergunta é por conta de um belo dia que passei mais de 4 horas tentando instalar e executar com sucesso packettracer no meu xubuntu 18.04)

    .Ao meu ver o fedora é um sistema mais maduro, a comunidade me agrada muito, os pacotes estão up-to-date... Então, por que não migrar pro Fedora né ?

    Atenciosamente, Matheus.

    -ME CORRIJA SE NECESSÁRIO!

    A instalação de aplicativos é bem intuitiva com a utilização do dnf(o dnf está para o fedora assim como o apt está para debian/ubuntu). Com as configurações do seu hardware você pode usar o gnome, apesar de eu recomendar o xfce(q é o q vc está mais acostumado) ou então uma interface como o cinnamom ou então o kde plasma

  • Pelo seu tempo de uso e pelas suas atividades, você não terá problemas usando o Fedora. Sobre o Packet Tracer, eu não o instalei porque não é minha área e tem que ter conta até para baixar o programa, mas andei lendo no Ask Fedora e vi posts com a instalação das dependências antes de fazer a instalação.

    Sobre o ambiente desktop, sua máquina aguenta qualquer um, Workstation (GNOME) ou qualquer Spin. Se você está acostumado com o XFCE, aproveite, vai ficar excelente.

    O uso do DNF para gerenciar os pacotes é igual em qualquer spin do Fedora, mas você pode usar o DNF Dragora (interface gráfica para o DNF, que eu dispenso, mas pode ajudar) ou pode usar as comodidades da GNOME Software ou do Discover do KDE Plasma, que eu também dispenso pois já mexo com código e comando o dia todo, e a gente não costuma passar o dia todo instalando e removendo pacotes.

    Só vem.

  • pandatitan
    editado fevereiro 2020

    Otimo

  • Boa noite amigo CaustCRooc.
    Vamos ver se consigo lhe ajudar.
    Quanto a seu hardware acredito que poderá rodar quase todas as Spins e também a versão Workstation tranquilamente, mas recomendo utilizar 8GB de Ram caso você pretenda utilizar jogos emulados ou centrais de jogos como a Steam.
    Nessa capacidade de Hardware os ambientes MATE e XFCE rodarão com uma perfeição e velocidade excelentes. Visto que sua preoculpação principal é com o GNOME acredito que seu processador vai dar conta tranquilo da carga e load de processo.
    Na questão de pacotes, acredito que será ainda muito mais fácil de instalar que nos derivados anteriores que você já utiliza, pois o modo de gerenciamento por DNF e repositórios no Fedora é muito mais simples até mesmo por linha de comando por usar uma etimologia de palavras e parâmetros de alto nível intelegível.
    A resolução de dependências tem melhor cruzamento em eficiência acertiva do que em outras distros.
    Com o gnome você poderá ter total facilidade de instalar pela loja dele os flatpacks e snaps da mesma forma que existe no Ubuntu.
    A facilidade de instalar pacotes como você mencionou do packedtraccer pode ser resolvida não só de maneira interna pelos repositórios, mas também de maneira externa com pacotes adicionais que podem ser baixados até mesmo de repositorios externos adicionais com mais facilidade do que o Debian.
    Na questão de editor de textos para situações de Coding você poderá utilizar variadas gamas de similares que existem nos repositórios do Fedora e em suas lojas.
    Nosso grupo de telegram de suporte pode lhe ajudar bastante no dia a dia de sua configuraçã̀o caso você precise, segue o Link...

    Telegram:
    https://t.me/comunidadefedorabrasil

    Esperamos sua participação em nossa comunidade nos links abaixo caso venha de coração a abraçar nossa tão amada distro Fedora.

  • Demaissss então, obrigado a todos pelo retorno... Já deixei baixando a iso aqui, sobre a interface eu vou dar uma experimentada na GNOME mais uma vez, até porque a primeira e última vez que usei não explorei a fundo essa interface, em casos de emergência eu volto para a xfce. Só terei que regravar o hd para dar uma arrumada nas partições, recomendam uma instalação limpa ou só substituir a partição "/raíz" mesmo ?

  • Digite seu comentário> @pandatitan disse:

    Otimo

    @pandatitan disse:
    Boa noite amigo CaustCRooc.
    Vamos ver se consigo lhe ajudar.
    Quanto a seu hardware acredito que poderá rodar quase todas as Spins e também a versão Workstation tranquilamente, mas recomendo utilizar 8GB de Ram caso você pretenda utilizar jogos emulados ou centrais de jogos como a Steam.
    Nessa capacidade de Hardware os ambientes MATE e XFCE rodarão com uma perfeição e velocidade excelentes. Visto que sua preoculpação principal é com o GNOME acredito que seu processador vai dar conta tranquilo da carga e load de processo.
    Na questão de pacotes, acredito que será ainda muito mais fácil de instalar que nos derivados anteriores que você já utiliza, pois o modo de gerenciamento por DNF e repositórios no Fedora é muito mais simples até mesmo por linha de comando por usar uma etimologia de palavras e parâmetros de alto nível intelegível.
    A resolução de dependências tem melhor cruzamento em eficiência acertiva do que em outras distros.
    Com o gnome você poderá ter total facilidade de instalar pela loja dele os flatpacks e snaps da mesma forma que existe no Ubuntu.
    A facilidade de instalar pacotes como você mencionou do packedtraccer pode ser resolvida não só de maneira interna pelos repositórios, mas também de maneira externa com pacotes adicionais que podem ser baixados até mesmo de repositorios externos adicionais com mais facilidade do que o Debian.
    Na questão de editor de textos para situações de Coding você poderá utilizar variadas gamas de similares que existem nos repositórios do Fedora e em suas lojas.
    Nosso grupo de telegram de suporte pode lhe ajudar bastante no dia a dia de sua configuraçã̀o caso você precise, segue o Link...

    Telegram:
    https://t.me/comunidadefedorabrasil

    Esperamos sua participação em nossa comunidade nos links abaixo caso venha de coração a abraçar nossa tão amada distro Fedora.

    Primeiramente obrigado pelas dicas, não me restam mais dúvidas relacionado a este pontapé inicial, o mais bacana é que a rede de meios de comunicação da comunidade é bastante ampla, já vou ingressar nos grupos e seguir as páginas no intuito de aprender e colaborar com o progresso da comunidade/sistema. Só vou dar uma pesquisada sobre o gerenciador de pacotes (DNF), porém, como já disseram que é similar ao dos sistemas que já estou familiarizado, então...Sem problemas. Futuramente estarei voltando aqui para contar como foi minha experiência e para sanar o resto das dúvidas que virão haha, pois esse ano já coloquei na minha cabeça que vou tirar um tempinho para dar uma estudada legal em linux, preciso estacionar em uma distro para me familiarizar melhor com o meu futuro ambiente de trabalho, aos pouquinhos eu vou largando o windows kkkkkk já que só uso para jogar mesmo, a meta é obter conhecimento !!!

    Atenciosamente,

    -corrija-me se necessário !