[TUTORIAL] Solução para o problema com o controle Xbox após a Instalação mínima do Fedora 31

Gideon
editado março 2020 em Tutoriais

Solução para o problema com o controle Xbox após a Instalação mínima do Fedora 31

Introdução

Este Tutorial é para os controles Xbox/ Xbox 360/ Xbox 360 Wireless/ Xbox One. [Driver-Xbox360]

Este driver NÃO suporte o controle XBox One Wireless Adapter (WiFi). [Driver-Xbox360]

Não abordarei suporte para o controle XBOX ONE WIRELESS ADAPTER (WIFI), pois não tenho como realizar testes com o mesmo.
Caso queira tentar veja: medusalix/xow

Após realizar a instalação mínima do Fedora 31 com KDE Plasma e efetuar o pós atualização: atualização do sistema, instalação dos aplicativos necessários para minha utilização e instalação do driver Nvidia em meu notebook; conectei meu controle Xbox 360 onde o mesmo ficou com todos os LEDs em volta do botão “Switch Key” piscando constantemente. O que indica que o controle não foi reconhecido pelo driver ou que o driver não está instalado no sistema.

Para confirmar, entrei nas Configurações de sistema do KDE Plasma, Dispositivos de entrada e Controlador de jogos, e encontrei a mensagem indicada na imagem abaixo:

Conforme a mensagem indica, verifiquei nos diretórios /dev e /dev/input onde confirmei que não houve a criação dos arquivos /dev/js[0-4] e /dev/input/js[0-4].

Comando para verificação:

sudo ls /dev/js*; sudo ls /dev/input/js*

Saída da verificação:

@TARDIS ➜ ~ ➜ sudo ls /dev/js*; sudo ls /dev/input/js*  
zsh: no matches found: /dev/js*
[sudo] senha para gideon: 
zsh: no matches found: /dev/input/js*

Também utilizei a aplicação inxi (para instalar: sudo dnf install inxi) para verificar se há alguma indicação de driver.

inxi -x --usb

Conforme área hachurada em amarelo no retângulo vermelho da imagem abaixo, o driver para o controle Xbox 360 não foi reconhecido.

Executando a Spin Fedora 31 KDE Plasma via LiveUSB foram realizados os mesmos procedimentos listados anteriormente para identificar qual o driver que deverá ser instalado no sistema. Nesse caso, o driver que vem junto com a instalação normal do Fedora é o xpad.

Instalação

Primeiramente foram instaladas as aplicações git e dkms, necessárias para a instalação do driver.

Segundo a descrição do git na saída do comando dnf search git:

O Git é um sistema de controle de revisão distribuído rápido, escalável e com um conjunto de comandos incomumente rico que fornece operações de alto nível e acesso total aos internos. O git rpm instala um conjunto comum de ferramentas que geralmente são usadas com uma pequena quantidade de dependências.

Segundo a descrição do dkms na saída do comando dnf search dkms:

Este pacote contém a estrutura do método DKMS (Dynamic Kernel Module Support) para a instalação do módulo RPMS, conforme desenvolvido originalmente pela Dell.

Para instalar o driver:

sudo git clone https://github.com/paroj/xpad.git /usr/src/xpad-0.4
sudo dkms install -m xpad -v 0.4

Ao finalizar a instalação do driver pelo dkms, se o controle do Xbox estiver conectado ao computador, os quatro LEDs que piscavam constantemente ao redor do botão “Switch Key” serão desligados e somente um dos LEDs ficará aceso.

Testes

Realizei nova busca pelos arquivos /dev/js[0-4] e /dev/input/js[0-4].

Saída da verificação:

@TARDIS ➜ ~ ➜ sudo ls /dev/js*; sudo ls /dev/input/js*  
zsh: no matches found: /dev/js*
[sudo] senha para gideon: 
/dev/input/js0

Conforme área hachurada em amarelo no retângulo vermelho da imagem abaixo, o driver para o controle Xbox 360 xpad foi identificado.

Entrei nas Configurações de sistema do KDE Plasma, Dispositivos de entrada e Controlador de jogos, onde está selecionado o controle do Xbox 360 e é possível realizar os testes de utilização e calibragem do mesmo caso necessário.

Desinstalação

Caso queira desinstalar o driver:

sudo dkms remove -m xpad -v 0.4 --all
sudo rm -rf /usr/src/xpad-0.4

Após realizar a desinstalação do driver, reinicialize o computador.

Referências

[Driver-Xbox360] - https://github.com/paroj/xpad

Comentários

  • excelente

  • kra excelente dica, so assim consegui resolver o problema dos meus joysticks aqui com a instalação minima do KDE, lembrando que não reconhecia nenhum joystick, apos o procedimento, reconheceu normalmente meus controles de PS3, um Ipega 9069 e um de xbox360.