Instalando Driver da Nvidia

cristianfurtadoba
editado abril 2023 em Fedora

Instalaremos a placa da nvidia. Usando uma placa de vídeo 1050ti como exemplo.

Para instalar o driver da placa primeiro digite o comando:

sudo dnf upgrade

Este comando é para fazer o upgrade da sua máquina.

"Correto? [s/N] :" S

Após acabar de fazer o upgrade de seu computador, você irá dar reboot. Para isso use o comando:

reboot

Após reiniciar sua máquina, digite o comando abaixo para instalar o repositório do rpmfusion (repositório de terceiros).

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

"Correto? [s/N] :" S

Após isso, dê mais um reboot na sua máquina usando novamente o comando:

reboot

Quando reiniciar o computador digite o comando no konsole:

sudo dnf install akmod-nvidia

"Correto? [s/N] :" S

Agora, novamente o comando:

sudo dnf upgrade

Agora digite na área de trabalho ou procure no iniciar ou no konsole:

nvidia-settings

Após digitar o comando acima, será exibida a tela abaixo:

Agora você tem o driver da nvidia instalado no seu computador. Qualquer erro pode entrar em contato.

Comentários

  • Olá, segui o tutorial, o programa de configuração foi instalado, porém ainda não consigo utilizar uma tela secundaria. Possuo uma placa de vídeo nvidia GeForce gtx 1650(notebook)

  • Digite seu comentário> @diogomateus14 disse:

    Olá, segui o tutorial, o programa de configuração foi instalado, porém ainda não consigo utilizar uma tela secundaria. Possuo uma placa de vídeo nvidia GeForce gtx 1650(notebook)

    Isso é um notebook? Está faltando opções aí.

  • Sim é o notebook Dell G3 3590, ele possui essas configurações

    Antes mesmo de seguir esse tutorial acontece o seguinte, no momento do carregamento do sistema as duas delas aparecem a logo da Dell e do Fedora, porém quando chega na parte de realizar o login a secundária fica preta e não aparece mais nada, a única coisa que aparece é a seta do mouse, se eu mover para o monitor secundário ele aparece la normalmente, mas se eu arrastar alguma janela para la, a mesma não aparece, aparece apenas a seta do mouse arrastando algo. Meu monitor é o LG 25UM58.
    Obs: No sistema operacional o monitor é reconhecido

    E após o tutorial a única coisa que mudou foi o aplicativo da Nvidia, porém parece que falta a opção que foi mostrada no tutorial...

    Se alguém poder me ajudar agradeço,

  • Mas é isso mesmo. Esta correto. Arraste ali uma tela pra cima da outra. Você tem que unificar tela para ter tudo que tiver em uma na outra. No caso que você informa, ele esta expandindo.

  • @cristianfurtadoba bom tutorial. E nessa questão de placa de video muita gente precisa de um tutorial desses. Imprescindível.

  • Digite seu comentário> @lucas_pereira disse:

    @cristianfurtadoba bom tutorial. E nessa questão de placa de video muita gente precisa de um tutorial desses. Imprescindível.

    Não tenha dúvidas.

  • Ótimo. Resolveu meu problema.

  • Eu segui o tutorial, porém não deu certo, quando deu o comando retornou esses erros

    [root@fernanda ~]$ nvidia-settings
    ERROR: NVIDIA driver is not loaded
    ERROR: Unable to load info from any available system

  • Digite seu comentário> @fehtorres disse:

    Eu segui o tutorial, porém não deu certo, quando deu o comando retornou esses erros

    [root@fernanda ~]$ nvidia-settings
    ERROR: NVIDIA driver is not loaded
    ERROR: Unable to load info from any available system

    Tente novamente que vai funcionar. Esse erro acontece quando o driver do rpmfusion ainda não foi compilado para a nova versão do kernel. Se você tiver o kernel anterior instalado, vai ver que vai funcionar. Aguardo retorno.

  • Mesmo erro, alguem ajuda?
    ERROR: NVIDIA driver is not loaded
    ERROR: Unable to load info from any available system

  • Gideon
    editado agosto 2020

    Digite seu comentário> @joaovictorsato20 disse:

    Mesmo erro, alguem ajuda?
    ERROR: NVIDIA driver is not loaded
    ERROR: Unable to load info from any available system

    São necessárias maiores informações para que possamos ajudá-lo.

    • Está com o Fedora instalado em Desktop ou Notebook?
    • Qual o modelo da placa Nvidia?
    • Qual é a saída dos comandos rpm -qa | grep kernel e rpm -qa | grep nvidia
    • Qual é a saída do comando inxi -Gxx

    A @fehtorres estava utilizando notebook e o problema relatado aqui por ela foi resolvido em outro post.

  • Muito bom ótima postagem parabens