Detalhes do KDE Fedora

Olá. Notei algumas coisas diferentes no KDE Fedora que gostaria de compartilhar com vocês. Instalei em um notebook Samsung, Intel Celeron, e está funcionando bem. Algo que é normal no Fedora, e não me surpreendi com isso, é que ele deixa o clique com um toque no touchpad desabilitado. Isso é mole de configurar pelas configurações do KDE. O interessante é que configurei quando usava como live, mas não se manteve depois da instalação. Bom, quando desliguei e liguei novamente o note, a opção de habilitar o clique estava desabilitada. Bom, desliguei e liguei novamente e apareceu o bendito disponível. Esse é um bugzinho meio antigo, não sei porque se mantém no spin. Outra coisa é que, ao fazer a atualização na versão workstation com Gnome, a cada atualização é solicitado uma reinicialização. No KDE isso não aconteceu, mas não conseguia listar os meus arquivos pelo Dolphin. Solução: reiniciei o note e voilá! Não se trata de críticas, mas somente de umas coisinhas que aconteceram que pode acontecer com outros e que talvez possa ajudar. Grande abraço à todos.

Comentários

  • A questão do touchpad vim desabilitado é normal, vem assim por padrão. Por mais que você ative no modo live, essa alteração não permanece ao terminar de instalar o sistema.
    Dos ambientes disponíveis no fedora, só o gnome faz isso que você citou. Nada que um reboot manual não resolva. Abraços

  • ricardomoc
    editado abril 2020

    Sei que é normal no Fedora. O que eu falo, e isso sim é um incômodo, é que no modo live, basta entrar nas configurações, procurar pelo touchpad e habilitar a opção de um clique. Mas é frequente acontecer de, após a instalação, mesmo sabendo que terei que fazer o procedimento novamente, a opção de habilitar o toque aparece desabilitada. Mas já vi que se trata de um bug do KDE, não do Fedora em si, pois foi só fechar as configurações e abrir de novo que apareceu habilitada. Aí, foi só clicar na opção e aplicar que funcionou. Eu vou me acostumar com isso, claro, agora que já sei o que fazer. Acredito que, assim como em outras distribuições, poderia ser identificado a instalação em notebook e habilitar automático. Tal fato não desmerece a distro, mas seria legal se fosse automático.

  • Digite seu comentário> @ricardomoc disse:

    Sei que é normal no Fedora. O que eu falo, e isso sim é um incômodo, é que no modo live, basta entrar nas configurações, procurar pelo touchpad e habilitar a opção de um clique. Mas é frequente acontecer de, após a instalação, mesmo sabendo que terei que fazer o procedimento novamente, a opção de habilitar o toque aparece desabilitada. Mas já vi que se trata de um bug do KDE, não do Fedora em si, pois foi só fechar as configurações e abrir de novo que apareceu habilitada. Aí, foi só clicar na opção e aplicar que funcionou. Eu vou me acostumar com isso, claro, agora que já sei o que fazer. Acredito que, assim como em outras distribuições, poderia ser identificado a instalação em notebook e habilitar automático. Tal fato não desmerece a distro, mas seria legal se fosse automático.

    Concordo com sua opinião. Seria legal você mesmo fazer um tópico lá no bugzilla e ver o que os devels respondem. Aqui mesmo no fórum tem um passo a passo e no nosso canal no youtube um vídeo.

  • Boa idéia. Assim que possível vou tentar fazer isso. Notei que isso acontece também após cada instalação que faço. Depois de instalar um programa, o touchpad para de funcionar. Aí tenho que fazer a operação toda de novo. Nada que me irrite, mas é algo que talvez fosse fácil de consertar, sei lá.

  • Digite seu comentário> @ricardomoc disse:

    Boa idéia. Assim que possível vou tentar fazer isso. Notei que isso acontece também após cada instalação que faço. Depois de instalar um programa, o touchpad para de funcionar. Aí tenho que fazer a operação toda de novo. Nada que me irrite, mas é algo que talvez fosse fácil de consertar, sei lá.

    Espero qeu abra um issue no bugzilla.