[Resolvido] Como criar live persistente com o Fedora

GoroDaimon71113
editado abril 2019 em MATE

Povo, algumas distros como o Antix Linux quando a gente gera live usb, ele ao invés de ficar somente leitura, fica instalado no pendrive e a gente pode instalar e remover coisas no USB Stick. A maioria das distros fica somente leitura mas é possível usar o pendrive pra armazenar coisas mesmo possuindo uma distro baseada em Debian e Ubuntu gravada no pendrive, com exceção do Manjaro que fica somente leitura, não dá pra usar o pendrive para armazenar coisas e nenhuma ferramenta de live usb funciona tendo que recorrer ao comando DD. Como fazer o fedora ficar gravável no pendrive pra eu usar onde for? Meu pendrive tem 15 GB.

Quero saber se é possível gerar live usb no Fedora que não seja uma imagem live usb

Comentários

  • Certo, eu vou dar uma lida.

    Esses comandos posso utilizar na distro que estou usando?

    Pelo que vi, no WIndows basta eu baixar a ferramenta Fedora Media Writer.

  • Digite seu comentário> @Ivanildo disse:

    Veja


    achei o método gambiarrento, mas funciona..

  • Digite seu comentário> @Ivanildo disse:

    Veja


    Vou ver. Muito obrigado!

  • FedoraBR
    editado abril 2019

    Eu sempre fiz pendrive para o uso como sistema dessa forma:

    su -c "livecd-iso-to-disk --overlay-size-mb 512 Fedora-Live-Desktop-x86_64-20-1.iso /dev/USBPARTITIONNAME"

    É importante deixar o pendrive sem dados algum, para não perder. Outra coisa é ter certeza na setagem do /dev/sdx. Para isso plugue o pendrive é digite o comando como root fdisk -l. Verifique qual é a unidade do pendrive e execute o comando acima. Aguardo retorno.

  • FedoraBR
    editado abril 2019

    Como criar um pendrive com Persistent.

    LEIA ANTES DE EXECUTAR OS COMANDOS. PARA ENTENDER O PROCESSO

    1Passo - Instalar o programa abaixo como root ou sudo:

    dnf install livecd-tools.x86_64 livecd-iso-to-mediums.x86_64

    2 Passo - conectar o pendrive e detectar qual é o device.

    fdisk -l

    3 Passo - Formatar o pendrive no formato vfat:

    mkfs.vfat /dev/sdd

    4 Passo - Executar o comando abaixo. Lembrando que o /dev/sdd é o meu device. Vefiricar qual é o seu.

    livecd-iso-to-disk --overlay-size-mb 2000 /dados/Isos/Fedora-KDE-Live-x86_64-29-1.2.iso /dev/sdd

    5 Passo - Dê o boot com o pendrive. Após entrar no sistema, crie uma pasta na área de trabalho e reinicie. Se a pasta continuar lá, funcionou.

    Até o Próximo.

  • GoroDaimon71113
    editado abril 2019

    Digite seu comentário> @Ivanildo disse:

    Veja


    Acabei de ver o vídeo. Resumidamente, no caso do Fedora, o truque só funciona em uma partição Linux, o que eu não quero. Queria gravar em uma partição vfat pra eu poder também usar como pendrive caso eu não queira dar boot pelo USB Stick. Parece que só a distro Antix funciona desse jeito. De qualquer forma valeu pelo tutorial.

    Se eu usar desse jeito, a distro Windows não vai ler meu USB Stick quando eu quiser usar.

  • @GoroDaimon71113 disse:
    Digite seu comentário> @Ivanildo disse:

    Veja


    Acabei de ver o vídeo. Resumidamente, no caso do Fedora, o truque só funciona em uma partição Linux, o que eu não quero. Queria gravar em uma partição vfat pra eu poder também usar como pendrive caso eu não queira dar boot pelo USB Stick. Parece que só a distro Antix funciona desse jeito. De qualquer forma valeu pelo tutorial.

    Se eu usar desse jeito, a distro Windows não vai ler meu USB Stick quando eu quiser usar.

    Se você observar o tutorial, vai ver que a primeira coisa é formatar em vfat. Claro que pode utilizar o pendrive para jogar dados nele. Fechando o tópico.