[RESOLVIDO] Lvm ou Ext4

lucas_pereira
editado maio 2019 em Workstation

E aee galera. Sou novato no Fedora e queria tirar uma dúvida. Fui pesquisar sobre o lvm e vi os recursos que o Lvm tem...mas queria saber se tem diferença em desempenho entre Lvm e Ext4.
Assim que desembarquei no mundo fedora vi alguns reviews indicando fazer com Lvm e por isso procedi dessa maneira...mas agora na instalação do fedora 30 resolvi colocar Ext4 e percebi uma melhora no carregamento do fedora assim que ligo e até no uso do dia a dia. Pode ser só imaginação minha. Mas!...Se alguém tiver esse conhecimento ai para dividir comigo...agradeço.

Comentários

  • Bom dia Lucas, blz?

    Mesmo que vc use LVM, o volume precisa ser formatado ... em ext4 por exemplo. São coisas diferentes "LVM e EXT4".

    LVM é usado para reunir vários discos ou filesystems em um único volume.
    Por exemplo, como se pegássemos 3 HDs, juntasse os 3 HDs e transformar em apenas 1 volume.
    Com isso é possivel (diminuir - na pratica só da problemas rsrs) ou aumentar o tamanho dos volumes "partição", sem precisar remover os dados contidos naquela partição.

    Obs.:Volume é onde escrevemos algum dado.

    Então você pode por exemplo criar um volume/partição com lvm ... mas p/ usar vai precisar formatar em ext4 ou outro formato.

    Qto a demora qdo usa o LVM, bom é um recurso a mais p/ sistema carregar ... então até que é natural sabe.

  • Chacal muito obrigado pela resposta. Então quando vc escolhe lvm mesmo assim o formato da partição é Ext4. Ta bom então. Dúvida sanada. Coisas da minha cabeça :# . Mas o recurso (Lvm) (aumentar o armazenamento) é interessante realmente. Mais uma vez Obrigado.

  • Então não sei o que teve nessa instalação (F30) em comparação com a F29. O consumo de ram do gnome continua alto 1.3 gb logo de cara. Se eu abrir o gnome software e o firefox juntos acabava a memoria (4gb). Agora não!...to usando de boas...sem travamentos...várias abas do firefox aberto...tava procurando um culpado. Tinha achado que era os snaps mas instalei os snaps tb nesse e tá melhor mesmo assim. Valeu!