SILVERBLUE "O FEDORA INQUEBRÁVEL" | Overview

Renato Araujo
editado março 2019 em SilverBlue

Minha primeira impressão sobre o Silverblue, ele pretende ser uma versão do Fedora para desktop sendo alternativa ao Workstation tradicional(DNF) porém usando o "rpm-ostree".

Neste vídeo falo alguns pontos que talvez fiquem desatualizadas em semanas/meses pois o desenvolvimento é rápido, como o suporte a drivers Nvidia que já é possível..

Comentários

  • O que muda na sintaxe de comandos em substituição ao dnf?

  • Renato, pelo que eu vi então em termos de produtividade o Silverblue perde em relação ao Fedora convencional. Além do fator segurança, que eu nunca tive problemas com o Fedora até então, o que me faria migrar para o Silverblue? O uso seria para internet, aplicativos de monitoramento de redes (nmap, wireshark, wavemon, slqmap...), virtualização com o virtual box e aplicativos para desenvolvimento (mariadb, apache, php, workbank, sublimetext...)

  • Muito Bom Conteúdo!!

  • @Flira00 onde vc viu que perde produtividade? oq faria vc migrar? talvez as possibilidade com ostree+flatpak. vc precisa verificar se vai conseguir instalar estes aplicativos, se eles dependem de modulos externos ao kernel (tipo virtual box) talvez tenha problemas. Veja, "produtividade" é relativo de caso a caso..

  • @Renato Araujo enxerguei a perda de produtividade na limitação da instalação de softwares, já que não tem os mesmos repositórios. O que me faria migrar é a estabilidade e segurança, mas esta é inversamente proporcional a liberdade. Sim verdade, a produtividade é relativa a cada usuário,perdão!

  • @Flira00 um OS (principalmente opensource) não tem limitação de instalação de softwares, são os software que não dão suporte a ele, ou se limitam a não dar suporte..

  • @Renato Araujo Serei mais prudente, vou acompanhar o amadurecimento do projeto como um todo.