Entrevista com o Tomaz Canabrava do Kde Project

FedoraBR
editado junho 2019 em KDE

Quem é Tomaz Canabrava:

Mini Curriculo: Tomaz Canabrava é engenheiro de software, participa de projetos com base em Qt por 15 anos em areas que vao de gerenciadores de drone, gerenciadores de mergulho, impressao 3d até pagamentos online.
Atualmente trabalha com gateways de pagamentos e eMoney em uma fintech do reino unido.

Comentários

  • Kaio_fedora
    editado junho 2019

    A respeito do plasma 6 que pelo que sei vai sair lá para 2021 é planejado alguma coisa como novo tema ou alguma mudança no desktop em si (tipo o que aconteceu com o gnome 2 pro 3) enfim há coisas já planejadas?

  • Outra pergunta que tenho é a respeito do plasma mobile : será que ainda vai demorar muito para termos algum dispositivo no Brasil. Outra pergunta é a respeito da interface do plasma mobile : é a mesma versão do plasma atual ou é uma versão mínima adaptada pelo kirigami?

  • Renato Araujo
    editado junho 2019

    1 - pergunta referente ao Wayland:
    como é o interesse do projeto kde em aprimorar a sessão com wayland? falo apenas por experiência própria pois, tive péssima experiência com plasma na sessão wayland, versão mais recente disponível no Fedora 30.
    2 - Muitas pessoas falam "usa o Plasma no KDENeon" pois é lá que o plasma roda legal..concorda com esse tipo de comentário?
    Qual sua opinião sobre o Plasma no Fedora?

  • Fabio Gomes
    editado junho 2019

    Tomaz. Pensei que seria interessante para o pessoal falar um pouco sobre a questão da privacidade e segurança do Plasma aqui para o pessoal da comunidade e também uma questão sobre desempenho de jogos e no geral com o kwin.

    Pergunta 01: Quando a equipe ou usuários identificam alguma falha de segurança no Plasma, qual o tempo de resposta na correção dessas falhas? Para o usuário comum quais os procedimentos para se reportar?

    Pergunta 02: Eu li a algum tempo atrás uma notícia sobre o KDE privacy Sprint edição 2019 que ocorreu na Alemanha em Leipzig, vc estava presente?.
    Nesse evento a equipe de privacidade tevevárias ideias interessantes, mas a ampla gama acaba gerando uma certa dificuldade no pessoal do que focar. Algumas coisas foram notadas na questão da criptografia de alguns apps como a suíte Kontact com muitos links ainda em http, a rede de espelhos do KDE também usa o http. E apresentaram algumas soluções com o cofres e o Kwallet. Quanto tempo em média essas soluções chegam ao Plasma?

    Pergunta 03: Ainda na questão da proteção de dados e privacidade, achei interessante um dos anúncios sobre o KDE plasma 5.16 usando uma referência ao filme 2001 uma odisséia no espaço para mostras novidades relacionadas a privacidade. Fiz alguns testes no Neon em outra máquina e notei algumas configurações extras que mostram de algum apicativo está gravando o som ambiente, Achei muito interessante. Existem discuções a respeito da inclusão de outras ferramentas e opções de privacidade em versões futuras do Plasma? A exemplo de um painel próprio que limite o acesso de apicativos como já ocorre no android?

    Pergunta 04: Algumas vezes observo nos grupos alguns debates interessantes sobre o desempenho de jogos ser melhor no KDE plasma devido ao seu compositor gráfico o Kwin, pricipalmente no quesito desempenho ( algo argumentado por exemplo pela equipe do Deepin OS e que teve um ganho de desempenho considerável ao trocar o compositor gráfico do gnome se não me engano pelo Kwin em dua versão 15.10. Sendo relatado também para algumas pessoas que já fizeram o teste) . Meu questionamento é se existe uma diferença muito grande do compositor gráfico do Plasma com relação a outras DEs em jogos de fato ou são muito parecidos. Outra questão é se ele também tem um consumo maior da placa de vídeo, inclusive para funcionalidades mais cotidianas.