Reforçando a privacidade no Fedora: Instalando o navegador Brave

Digite sua mensagem

Em tempos de coleta de dados sendo feita de forma massificada em vários sites por empresas, nada mais importante do que ter algumas ferramentas para mitigar esse tipo de prática usando algumas ferramentas. A ferramenta que vou apresentar nesse breve e simples tutorial é o navegador Brave.

O Navegador foi desenvolvindo pela Brave Software que foi fundada em 28 de maio de 2015 tendo lançado sua primeira versão em 20 de janeiro de 2016. O grande diferencial do navegador é o seu bloqueio parcial a anúncios de forma nativa, além de impedir vários tipos de rastreadores que estão presentes nos maís diversos sites, e a implementação da tecnologia do tor embutida.

Para fazer a instalação do Brave será necessário fazer alguns comandos, então abra o terminal e siga os passos elencados a seguir.

sudo dnf config-manager --add-repo https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/x86_64/

sudo rpm --import https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/brave-core.asc

sudo dnf install brave-keyring brave-browser

Finalizando a instalação vc poderá desfrutar de um excelente navegador com um pouco mais de privacidade e segurança. Mas como já dito ela mitiga e não garante algo 100%.

Fiquem ligados no fórum para uma série de tutoriais voltados para privacidade e proteção de dados em seu Fedora =) espero que sejam úteis.

Comentários

  • Chacal
    editado junho 2019

    Legal Fabio,
    Fiz a instalação aqui p/ experimentar.

    Fico no aguardo dos demais tutoriais voltados p/ privacidade e proteção.
    Vlw ;)

  • Parabéns pelo post. Excelente navegador!

  • Obrigado pessoal :) Espero que curtam bastante ai o Brave

  • Eu gosto do Brave. Ele faz uma navegação mais limpa e aquelas toneladas de anúncios inoportunos que o Google Chrome e o Firefox lhe empurram não são exibidos. Façam o teste abrindo uma mesma página carregada de anúncios no navegador. Da pra instalar também facilmente via snap
    sudo dnf install snapd
    sudo snap install brave