[Relatório] Testando o Fedora 30 com Gnome/Wayland/Intel

Testando o Fedora 30 com Gnome/Wayland/Intel*

To aproveitando a discussão da live de ontem sobre o Wayland, para trazer aqui para comunidade um texto que estava fazendo há algum tempo.

O intuito aqui é somente fazer um breve relatório de uso do Fedora 30 Workstation (Gnome), utilizando o novo servidor gráfico, o Wayland, isso tudo, sobre um computador com placa integrada Intel. Acredito que assim como eu, outros aqui do fórum, tiveram a curiosidade de testar, mas para aqueles que não se aventuraram aqui vai uma breja.

Meu computador como podem ver no primeiro print, é um computador antigo e com placa gráfica Intel mas que serve aos meus propósitos que basicamente é estudar, estudar programação e jogar com meus filhos pequenos. Jogos leves.

A esquerda vocês podem ver um pouco do meu hardware e a direita vocês podem constatar que estou realmente usando o Gnome com Wayland.

Só a título de informação ou conhecimento vou colocar aqui os comandos para confirmarmos se a nossa sessão é de fato o Wayland.
Primeiro digite no terminal:

loginctl

Observe o número de sua sessão que aqui para mim é 2 e agora digite no terminal.

loginctl show-session 2 -p Type

Retorno do terminal Type=Wayland

Desde de que foi lançado o Fedora 30, estou a usar o Wayland, só para ver se para meu uso ele já estaria ok (gosto de testar coisas novas). Ou seja, sera que para o conjunto de aplicações de que faço uso, ele já me atenderia?

Uma das primeiras coisas que passam na nossa cabeça ao fazer a troca do Xorg pelo Wayland é testar o desempenho e comparar, isso tudo considerando a capacidade do meu hardware em específico, que diga-se de passagem é ínfima kkk.

Com intel, repito, no uso do dia a dia não senti grandes diferenças no quesito desempenho e até usabilidade...o que por si só, já é um avanço para o Wayland, já que ainda está em desenvolvimento.

Mesmo que para meu hardware não seja tão interessante assim fazer testes gráficos(benchmarks), segue aqui alguns testes que fiz comparando o Xorg com o Wayland.

Utilizando Glxgears:

Com Wayland

Com Xorg

Glmark2:

Com Wayland

Com Xorg

Phonorix-test-suite-8.6.1:
Unigine-Heaven

Com Wayland

Com Xorg

De forma geral a diferença de desempenho gráfico, nos testes que realizei, entre Wayland e Xorg se mostrou pequena. Sei que, pra quem está, fazendo uso de um hardware tão fraco, como o meu, qualquer coisa ajuda ou atrapalha, então vai de sua escolha.

Partindo para os programas que eu faço uso, Codeblocks, Vim, Discord, Chrome, Firefox, Franz, Gparted*, Lutris , Playonlinux, Qbitorrent, Gimp, Telegram, Steam, WPS Office, Libre Office, Retroarch todos funcionam muito bem. Não preciso nem dizer também, que não encontrei ou passei por nenhum problema com os programas que já vem com o Gnome.

Vi em alguns lugares na internet, relato de que o Gparted não estava funcionando com Wayland. Aqui consegui utilizar o Gparted normalmente. Formatei partição. Formatei e criei partições num pen drive.

Obs Studio

Não faço uso desse programa, mas baixei ele, e realmente, ainda não está funcional. Procurei algumas maneiras de fazer rodar mas sem sucesso. Se você quiser gravar a tela vai poder utilizar outros programas como Simple Screen Record.

STEAM

Tenho poucos jogos na steam, mas todos funcionam igualmente quando com o Xorg.

Jogos no Wine através do playonlinux. Gosto muito de jogos de corrida e da série Need for speed. Sempre tenho instalado Need for Speed Most Wanted. No Waylando o jogo não abriu em fullscreen.

Configurando o Wine para abrir o jogo em modo janela o jogo corre normalmente como abaixo.

Não sei se esse comportamento vai se repetir em outros jogos. Só tenho esse jogo instalado através do Playonlinux.

Como podem ver, meu inconveniente ao utilizar o Fedora 30 com Gnome/Wayland, com Intel Gráphics, é, em somente um, dos aplicativos que faço uso. Em todas as outras aplicações nem da pra lembrar que estou a usar o Wayland. Isso para meu uso.

Galera não sei muito sobre o Wayland. Tenho testado e lido sobre, e aqui e ali vou aprendendo um pouco. Se errei em algo podem falar.

Comentários

  • Parabens pelo seu artigo!

    Tô procurando no forum alguma solução para "compartilhar tela" no skype, de quebra descobri que o simple screencast não está gravando as telas, fica tudo preto, aparece somente o mouse! Estou deduzindo que seja problema com esse gnome com esse novo gerenciador de tela!

  • @josemalcher com certeza é por conta do Wayland. Abri o simple screen recorder e fui testar realmente está como vc relatou. Tela preta somente captura o cursor. Consegui fazer uma gravação da tela utilizando o gravador nativo do gnome. Vc pode acessar o gravador com o comando ctrl + alt+ shift + R. Ou ainda pode carregar o sistema utilizando o xorg.

  • @josemalcher Obrigado tb pelo toque do simple screen recorder não está funcionando como eu disse que estava acima. Não tenho o skype mas vou instalar e testar pra ver e qualquer coisa coloco aqui. Pesquisar...

  • compartilhamento de tela consegui através do firefox/chrome/chromium, o OBS e Simplescreenrecorder não vão conseguir capturar a tela do desktop, apenas as "janelas" de aplicativos que estão rodando com xwayland, no caso seus benchmarks não foram feitos com wayland em si, mas com Xwayland(tecnologia que roda aplicações do X no Wayland) de qualquer forma, bom relato, é bom termos consciência do que funciona e não funciona ainda, capturas/streaming de tela ainda é um problema, Nvidia driver também não funciona corretamente...mas aos poucos está se aprimorando, e a opção Xorg ainda está ali ao seu alcance, sem necessidade de mimimi para quem não gostar! rsr

  • É verdade Renato. Valeu! Eu via que nas informações dos benchmarks quando com xorg era só xorg mesmo e quando com o wayland ele sempre informava o funcionamento do wayland com xorg.

  • Realmente... iniciei Usando o Xorg... rodou tudo normal... skype e os gravadores de tela... vou usar o XORG até ajustarem isso!!

    Valeu pela dica!

    PS: Vi como mudar por esse link... não sabia que dava pra escolher esses modos gráficos!

    https://www.edivaldobrito.com.br/mudar-do-servidor-grafico-wayland-para-o-xorg/