[TUTORIAL] Atualizando o Fedora 37 e 38 para o Fedora 39

Flira00
editado novembro 2023 em Tutoriais

Tutorial atualizado e verificado válido para Fedora 31 para o 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e também 39.

O lançamento do Fedora 39 traz o Gnome 45 e o kernel 6.2 como padrão na versão Workstation e promete melhorias significativas nessa nova versão.

Antes de tudo faça um backup de seus arquivos para assegura-los caso haja algum imprevisto.

A loja de aplicativos GNOME vai te oferecer o upgrade de forma muito simples, você pode optar por fazer por ali ou fazer por linha de comando. Particularmente eu acho pelo terminal mais seguro, além de funcionar em qualquer interface gráfica.

Caso prefira fazer pela interface gráfica proceda clicando em atualizações e depois em baixar.

Para quem optou em fazer por linha de comando, vamos lá!
Certifique-se que seu Fedora 38 está sem atualizações pendentes. Lembro que quem instalou em sua versão ainda beta, não precisa fazer esse procedimento.

Abra uma janela de terminal e insira o comando a baixo e sua senha de administrador.
sudo dnf update
Faça todas as atualizações e certifique-se que não há mais nenhuma para fazer.

2º Caso haja atualizações confirme o download.

Aguarde o processo e ao final insira o comando abaixo para certificar-se que todos os pacotes do Fedora Linux 38 estão atualizados.
É importante que que se upgrade seja bem sucedido. Reinicie seu computador ao final caso necessário.
sudo dnf upgrade --refresh

Agora instale o plugin de upgrade do sistema
O dnf-plugin-system-upgrade é um plugin utilizado para fazer upgrade de versões do sistema. Você deve instala-lo para atualizar. Oficialmente é suportado update de no máximo 2 (duas) versões anteriores, no caso o procedimento vai funcionar a partir do Fedora 37. Se você precisar atualizar de uma versão anterior, é recomendável fazer isso em várias etapas menores.
No print abaixo o plugin foi instalado automaticamente na ultima atualização do sistema.
sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

Próximo passo é fazer a atualização. Utilize o comando abaixo e confirme o procedimento:
sudo dnf system-upgrade download --releasever=39
Confirme com "y"

Caso você tenha problemas como dependências não satisfeitas, neste momento, recomendo a leitura completa do artigo na documentação oficial

Aguarde e confirme o download dos arquivos que será em torno de 1.8GB.

Confirme a importação da chave de criptografia GPG com "s"
Aguarde a verificação e o teste de transação.

E por fim execute o comando:
sudo dnf system-upgrade reboot
Ele vai reiniciar o seu computador, baixar os arquivos e instalar.
Durante o procedimento assegure-se que o computador não será desligado

Não desligue o computador.

Aguarde o download e instalação. A demora agora vai depender do seu hardware e da sua velocidade de conexão com a internet.

Ao final do processo o computador será reiniciado e pronto!!

Bem vindo ao Fedora Linux 39 Workstation.

Comentários

  • Exite uma forma de fazer o inverso? voltar do 32 para o 31?

  • Excelente!

  • Flira00
    editado junho 2020

    Digite seu comentário> @coimbrox disse:

    Exite uma forma de fazer o inverso? voltar do 32 para o 31?

    sudo dnf system-upgrade download --releasever=31
    Você pode tentar esse. Não testei e também não acredito que vá ter sucesso por conta das dependências.

  • opa!
    muito obrigado pelo tutorial, mas se me permitir tirar uma dúvida aqui pra não precisar criar outro tópico..

    de maneira geral é seguro fazer esse procedimento ou seria preferível a instalação do zero?
    vi que é bom fazer um backup por segurança, mas me parece ser tranquilo e com certeza dá certo.. só queria saber qual a melhor opção.

    acabei de instalar o Fedora 33 KDE, e tá pra sair o 34.. e pra mim fica inviável fazer instalação do zero a cada versão.. tb é uma opção ficar no 33 e sossegar.
    cheguei até a cogitar testar o openSUSE Tumbleweed por ser Rolling Release, mas dei uma segurada.

    enfim, valeu! agradeço toda ajuda :)

  • Sim, é seguro fazer a atualização. Principalmente com sistema recém instalado e sem problemas. Pular o 34 e esperar o 35 é uma opção.

  • Atualizado!

  • Digite seu comentário> @Flira00 disse:

    Atualizado!

    Excelente, ficou muito bom mesmo, parabéns.
    Já adicionei link pra esse tutorial na relação de tutoriais da bíblia do fedora.
    :smile:

  • Oi pessoal, nunca tive problemas para atualizar, mas agora estou tendo para atualizar pro 35. Aparece a mensagem "O volume "Sistema de arquivos root" tem apenas 0 byte de espaço de disco restante"

    Alguém me dá uma luz? Sou usuário novo de linux e sei quase nada de programação, etc...

  • @Lucas_Lemos eu respondi sua mensagem lá no grupo do telegram. Seria bom verificar como e o que está utilizando seu espaço na partição raiz. Para isso sugiro os comandos:
    lsblk --fs
    e
    sudo du -hsc /* |sort -h

  • Compatível com o F40.