[RESOLVIDO] Instalar c/home anterior

SergioGelli
editado maio 2020 em Fedora

Fiz uma instalação do Fedora 31 mantendo o /home de uma instalação OpenSuse
Quando reiniciei o sistema vai até o login mas mesmo com senha correta o sistema não sobe e volta sempre para a tela de login
Como resolver isso sem fazer nova instalação formatando a /home?

Comentários

  • Olá SergioGelli,

    De prima eu acho que começa pelo ID do usuario, pois o seu usuario no fedora faz parte do grupo com nome do usuario ... ou seja usuario sergio faz parte do grupo sergio. No
    OpenSuse é diferente ... o usuario sergio faz parte do grupo users. Essa é a primeira inconsistencia.

    Tenta logar em um modo de manutenção e ou emergencia. E veja isso ...
    Busque o id do seu usuario no fedora, digitando id nome_usuario

    Vai aparecer algo assim.:
    uid=1000(sergio) gid=1000(sergio) groups=1000(sergio),10(wheel),973(pkg-build)

    Depois acesse o disco contendo a home, e faz um ls -l ... veja o usuario dono e grupo dono.

    Se for este o caso, faz um chown -R sergio:sergio /home/sergio
    E tenta dnovo. Veja se funciona, senão avisa aew que a gente pensa em algo mais.

  • Obrigado pelas instruções. De fato a falha foi colocar grupo "users".
    Contudo, já fiz nova instalação e agora estou com medo de refazer as instalações que causaram o problema.
    É comum essa instabilidade qdo adicionamos pacotes?

  • Sergio,
    O fato de estar no grupo "users", não é uma falha sabe. Mas no OpenSuse qualquer usuario comum ele coloca no grupo "users", já no Fedora é outro grupo com "nome_usuario". As distros tratam essa questão de formas diferentes, apenas isso.

    Este pode ser um dos motivos.

    Outro motivo que também pode estar acontecendo é o seguinte.
    Qdo vc loga o sistema, ele vai buscar as informações e configurações na sua home ... informações sobre a DE "kde, gnome e etc". Se forem DEs diferentes, acho que pode dar problemas "não tenho ctz". Se forem os mesmos ambientes é mais dificil dar problemas ... porem as distros podem tratar as configurações de DE de formas diferentes tmb. Neste caso eu acho que deveria fazer o reset das configurações da DE.

    No geral eu faria o seguinte aew.

    1 - Ajuste de permissões na partição /home. Como citei na primeira resposta.
    2 - Reset das configurações da DE. No caso do KDE, senão me engano vc tem que apagar a pasta /home/usuario/.kde. Assim qdo iniciar novamente, ele deve criar uma nova pasta com as configs padrões. Se for outra DE, aew é bom vc dar uma pesquisada pq eu já não sei dizer, alguem aqui no forum ou no grupo poderia informar melhor.

    Agora, neste ultimo comentario seu ... parece que o problema ocorre qdo vc faz o update no Fedora. Aew é outra questão ... já não teria mto a haver com o que eu disse sobre a DE. Pois agora mesmo esta funcionando né, então é pra continuar funcionando.

    É comum apos uma atualização o sistema não logar e voltar p/ tela de login, se houver problemas no sistema de login e ou nvidia. Podem ser outros, mas o comum que vejo é mais o driver de video. Neste caso, se voltar pra tela de login ... vc deve abrir o tty "ctrl+alt+f2", logar com seu usuario no terminal e executar "startx", se for problemas no sistema de login ele vai executar a DE e pronto. Senão tem que ver o log e procurar onde está havendo erro ... vc pode ver isso executando "dmesg".

  • Eu passei por isso passando de Ubuntu pra Fedora e de Fedora pra Fedora (rsrs). É como o @Chacal falou, a ID do usuário é outra e a nova instalação do sistema não tem a posse do antigo diretório home, além das diferenças entre distros e DE.
    Uma forma fácil de resolver isso: ainda no modo live do Fedora eu renomeei a antiga home, fiz a instalação normal não formatando a partição e deixando o novo Fedora criar a nova home. Pronto, o seu sistema vai iniciar normalmente (com a nova home) e seus arquivos estão lá no antigo diretório home. Para tomar posse dele você abre um terminal como root e concede as permissões ao novo usuário ou simplesmente move os arquivos para os diretórios (Documentos, Imagens...) do novo usuário.

  • Já conseguiu?

  • Não consegui e resolvi fazer nova instalação, formatando tudo e aí está funcionando.