Usar ou não TLP?

Pessoal estou com dilema desde que eu utilizo o Fedora sempre instalei o TLP, porém lendo uns alguns fórum internacionais eu vi que existe um dilema entre instalar ou não o TLP no Fedora, tem gente que fala que é obrigatório para uma melhor duração da bateria e tem gente que falar que ele não ajuda em nada pois o kernel do Fedora já é bem otimizado.

Resumindo instalar ou não?
Estou utilizando o Fedora 33 no meu Notebook Acer, com o btrfs. ele tem um processador AMD Ryzen 5 3500u com uma placa de vídeo radeon vega mobile gfx × 8 integrada.

Gosto do Gnome e sempre utilizo wayland (Salvo raras exceções quando vou fazer alguma conference por MS Teams e vou precisar compartilhar a tela).

Obrigado a todos!

Comentários

  • Digite seu comentário> @nandeco disse:

    Pessoal estou com dilema desde que eu utilizo o Fedora sempre instalei o TLP, porém lendo uns alguns fórum internacionais eu vi que existe um dilema entre instalar ou não o TLP no Fedora, tem gente que fala que é obrigatório para uma melhor duração da bateria e tem gente que falar que ele não ajuda em nada pois o kernel do Fedora já é bem otimizado.

    Resumindo instalar ou não?
    Estou utilizando o Fedora 33 no meu Notebook Acer, com o btrfs. ele tem um processador AMD Ryzen 5 3500u com uma placa de vídeo radeon vega mobile gfx × 8 integrada.

    Gosto do Gnome e sempre utilizo wayland (Salvo raras exceções quando vou fazer alguma conference por MS Teams e vou precisar compartilhar a tela).

    Obrigado a todos!

    Simples amigo, teste a descarga total de sua bateria usando o TLP, depois desinstale e use novamente a carga total da bateria. Veja qual dos dois foi o melhor resultado.

    Eu ainda continuo usando o TLP.

  • Valeu! Eu instalei e vamos ver como fica... aparentemente o tempo ficou um pouco melhor sim...
    Mais uma coisa, o tempo de bateria exibido no Fedora costuma ser bem real ou seja se ele falar 3h vai ser por volta disso mesmo, um pouco mais ou menos de já no Windows com a função de ajustar o consumo de bateria ele costuma ser uma mentira do C@#$%....

    Lá me mostra as vezes 4 horas de bateria e com coisa de 2 horas o note já quase morreu....

    Isso é normal?