[Resolvido] - Falha na tentativa de hibernação

dm_sanchez
editado março 2019 em Workstation

Olá a todos, antes de mais nada gostaria de dizer que estou extremamente feliz com o retorno do forum da comunidade brasileira do Fedora.

Sou usuário do fedora desde 2006. Para mim a hibernação completa do sistema é extremamente importante, pois trabalho com simulações numéricas e preciso hibernar o sistema toda vez que há uma queda grande de energia e percebo que o no-break não dará conta do recado.

Antigamente eu usava o pm-hibernate, que funcionava perfeitamente. As simulações retornavam sem falhas após hibernação. Porém, me parece que o power manager antigo foi substituído pelo systemctl, com o comando systemctl-hibernate. Resultado: a hibernação não funciona mais. Há alguns anos tenho testado todo o tipo de solução que encontro na rede, sem sucesso. Gostaria de saber se alguém já teve problemas com hibernação e se conseguiu solucionar o problema.

Como já faz alguns anos que tenho este problema, já testei várias spins do Fedora. Atualmente uso a versão Workstation no meu desktop e a versão Server nas máquinas dedicadas à simulação.

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Comentários

  • Você poderia Jô informar:

    • kernel (uname - a)
    • ambiente gráfico
    • marca e modelo do notebook
  • Certa vez resolvi um problema com hibernação fazendo swap um pouco maior que a quantidade de RAM.

  • Informações sobre o sistema:
    OS: Fedora 29 TwentyNine
    Kernel: x86_64 Linux 5.0.3-200.fc29.x86_64
    Ambiente gráfico: gnome
    Dell Vostro small desktop

    Porém, tenho enfrentado o problema em diversas máquinas, de modelos diferentes.

  • @geyslern Exato. Acabei de fazer o teste aqui e modo hibernar funcionou. Eu tenho** 4gb** de swap. Testei e aqui deu OK.

    Para um melhor entendimento dos usuários. Quando utilizamos o modo Suspender, ele utilizar a memoria ram para o armazenamento. Quando utilizamos o modo Hibernar, ele utiliza a sua unidade Swap.

    Vejam: suspender-ou-hibernar

  • Infelizmente o problema não era bem esse. A swap estava dimensionada de maneira correta. Descobri o problema por acaso hoje. O Virtualbox não estava funcionando corretamente porque o secure boot do computador estava ativado. Desativei e tentei a hibernação para ver se o motivo não seria o mesmo. A hibernação funcionou. Fiz mais alguns testes e cheguei à conclusão de que a swap não funciona com secure boot ativado. Obrigado a todos.