[RESOLVIDO] [AJUDA] Fedora 34 | Memória total da placa de vídeo não detectada

ChesterNut999
editado abril 2021 em Workstation

Caros,

Estou utilizando o Fedora 34 a fim de testes e meu notebook tem uma Radeon HD 8850 / R5 M230 de 2GB.

O problema é que a distro não detecta a memória total da placa de vídeo. Atualmente só aparecem 256M, sendo que são 2GB.

Alguma sugestão de como resolver o problema ou explicação do que pode estar acontecendo?

Venho do ubuntu 20.04 e não sou expert em assuntos de software que demandam conhecimentos técnicos avançados.

Grato!

Att,
ChesterNut999

Comentários

  • Digite seu comentário> @ChesterNut999 disse:

    Caros,

    Estou utilizando o Fedora 34 a fim de testes e meu notebook tem uma Radeon HD 8850 / R5 M230 de 2GB.

    O problema é que a distro não detecta a memória total da placa de vídeo. Atualmente só aparecem 256M, sendo que são 2GB.

    ...

    Boa tarde,

    O comando lspci não mostra a capacidade total da memória do dispositivo de vídeo, e nas informações do sistema do gnome também não aparece.

    Utilize o comando abaixo para conferir a capacidade da memória da sua placa de vídeo.

    glxinfo | egrep 'renderer string|memory:'

  • ChesterNut999
    editado abril 2021

    @Gideon

    Agradeço a dica!

    Na imagem que envie do comando "lspci -v -s 04:00.0" existe a informação "Size" (em várias partes) e lendo aqui no fórum mesmo, houve indicação de que ela é o tamanho da memória detectada pelo sistema (??).

    De qualquer forma, segue o print do comando passado por você.

    Ao abrir alguma aplicação utilizando a opção "Iniciar usando placa de vídeo dedicada" do menu de contexto, não consigo saber se a AMD ou Intel está sendo usada. Existe algum local ou comando que consigo visualizar essa informação?

    Obs.: O monitor do sistema não exibe essas informações.

    Grato!

    Att,
    ChesterNut999

  • Digite seu comentário> @ChesterNut999 disse:

    @Gideon

    Agradeço a dica!

    Na imagem que envie do comando "lspci -v -s 04:00.0" existe a informação "Size" (em várias partes) e lendo aqui no fórum mesmo, houve indicação de que ela é o tamanho da memória detectada pelo sistema (??).

    De qualquer forma, segue o print do comando passado por você.

    Ao abrir alguma aplicação utilizando a opção "Iniciar usando placa de vídeo dedicada" do menu de contexto, não consigo saber se a AMD ou Intel está sendo usada. Existe algum local ou comando que consigo visualizar essa informação?

    Obs.: O monitor do sistema não exibe essas informações.

    Grato!

    Att,
    ChesterNut999

    Vc está utilizando um notebook com placa híbrida intel/amd, é isso?... Se for o caso, o termo integrado se refere ao chipset do processador, nesse caso a intel. Já o termo dedicado, se refere ao chipset de aceleração gráfica, no seu caso a AMD. Deste modo, certamente quando vc abre uma aplicação pela opção do menu de contexto do gnome pela opção "Iniciar usando placa de vídeo dedicada" ele ativará a renderização pela AMD.

    Nunca utilizei placa híbrida intel/AMD, somente Intel/Nvidia, mas vc pode testar o comando DRI_PRIME=1, ele deve ativar a renderização do chip amd quando vc concatenar o comando com a aplicação que vc quer abrir.

    Faça o teste da seguinte forma: Execute o comando abaixo, a saída deve mostrar sua placa intel como renderizador.
    glxinfo | grep 'OpenGL renderer'

    Já o comando abaixo deve mostrar o chipset da amd como renderizador.
    DRI_PRIME=1 glxinfo | grep 'OpenGL renderer'

    Que eu conheça há duas formas de verificar o chaveamento entre as placas híbridas. Um deles é executando o teste descrito acima, isso se o dri_prime ainda for o parâmetro correto para a amd. O outro método é basicamente executando programas ou jogos que vc saiba que exercem diferença ao executar a GPU integrada e com a GPU dedicada.

  • @Gideon

    Aparentemente suas dicas deram certo.
    Desde já agradeço por compartilhar seu conhecimento.

    Agora a placa dedicada AMD está sendo utilizada.
    Só acho estranho ter de fazer essas configurações... Não sou usuário avançado. Logo, sinto muita dificuldade em ajustar "parâmetros simples".

    Mas valeu!

    Att,
    ChesterNut999

Esta discussão está fechada.