[TUTORIAL]"Kit Programador" no Fedora

Renato Araujo
editado abril 2019 em Tutoriais

Compilado com melhores/principais IDE's para instalar no Fedora. É extremamente recomendável ver os tutoriais Snap e Flatpak no Fedora antes de prosseguir neste post.

Visual Studio Code

O Visual Studio Code é uma ferramenta que combina a simplicidade de um editor de código, com o que os desenvolvedores precisam para o ciclo principal de edição-compilação-depuração. Instale via suporte Snap ou Flatpak com GNOME Software/Discover e terminal: Snap:
Snap

sudo snap install vscode --classic

Flatpak:

sudo flatpak install flathub com.visualstudio.code

[caption id="attachment_156" align="alignnone" width="1366"]visual studio gnome software visual studio code na GNOME Software[/caption] visual studio aberto

NetBeans

O NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, JavaScript, HTML5, PHP, C/C++, Groovy, Ruby, entre outras. Instale via suporte Flatpak com GNOME Software/Discover e terminal:

flatpak install flathub org.apache.netbeans

[caption id="attachment_161" align="alignnone" width="1366"]neetbeans12 se caso tiver problema com o tamanho das letras[/caption] insta net 13 [caption id="attachment_159" align="alignnone" width="1366"]net beans14 marque "Metal" aplicar/OK e reinicie o programa[/caption] net beans15

Android Stúdio

Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolver para a plataforma Android. Foi anunciado em 16 de Maio de 2013 na conferência Google I/O. Android Studio é disponibilizado gratuitamente. Instale via suporte Snap ou Flatpak com GNOME Software/Discover e terminal: Snap:

sudo snap install android-studio --classic

Flatpak:

sudo flatpak install flathub com.google.AndroidStudio

amdroid studio gnome softwarestudio-homepage-hero Existe ainda muitas outras ferramentas disponíveis na GNOME Software(em  Ferramentas para desenvolvedores) e Discover, via SNAP/Flatpak e repositórios do próprio Fedora. ferramentas des1ferramentas des2ferramentas des3 Sugestões de mais ferramentas que acha interessante acrescentar, comente!

Comentários