Problema de conexão de internet no Linux

andre_go
editado maio 2021 em Hardware

Olá, tentarei ser o mais breve possível, em relação ao meu problema. Sou uma pessoa que está tentando ter o Linux como sistema principal em minha máquina, porém estou com um problema muito estranho de internet, que está me impossibilitando de usar, pois é muito instável.

Atualmente estou com dual boot e a distro que estou usando é o Fedora 34 KDE. Já tem um tempo que venho tentando solucionar esse problema, no início achei que era um problema de distro, mas tentei várias e não resolve.

O problema é o seguinte, quando liga a máquina, tudo ocorre normal, passando se um tempo, simplesmente a minha internet reduz a velocidade uns 90% e o ping sobe inexplicavelmente. O mais estranho é que no Windows não tem esse problema. Roteador e cabos são novos. Mesmo eu desconectando o cabo ou reiniciando a internet pela interface no Linux, não muda nada, ás vezes quando reinicia o Linux, volta a funcionar, ás vezes não.

Conheço pouco sobre Linux e redes, mas tem um comando que aprendi é o ifconfig, e quando acontece essa anomalia, o comando tem uma linha RX errors e por ai vai, acho que seja sobre pacotes, não sei bem kkk, que mostra que por algum motivo começa ser barrado. Segue abaixo a imagem.

Comentários

  • Digite seu comentário> @andre_go disse:

    ...

    O problema é o seguinte, quando liga a máquina, tudo ocorre normal, passando se um tempo, simplesmente a minha internet reduz a velocidade uns 90% e o ping sobe inexplicavelmente. O mais estranho é que no Windows não tem esse problema. Roteador e cabos são novos. Mesmo eu desconectando o cabo ou reiniciando a internet pela interface no Linux, não muda nada, ás vezes quando reinicia o Linux, volta a funcionar, ás vezes não.
    ...

    Andre, tomei a liberdade de editar a formatação do seu texto, pois o mesmo estava dentro de uma "caixa para código", cujo a mesma tornava difícil a leitura e compreensão, entretanto não foi realizada nenhuma alteração em seu texto.

    Referente ao seu problema, sua descrição remete a possibilidade de ser uma questão de driver. Instale a aplicação de linha de comando inxi, depois rode o comando abaixo:

    Para instalar:
    sudo dnf in inxi

    Para verificar o hardware de rede:
    inxi -Nxxx

    Exponha aqui a print da saída do comando acima para que a comunidade possa analisar e orientar conforme possível.

  • No meu começou a dar este problema também e só nos Linux. Coincidência ou não eu resetei o roteador, usei a configuração automática do roteador (poucos passos) e aparentemente parou de dar problemas. Entretanto deixo abaixo algumas considerações:

    1- Uso um roteador TP-Link TL-WR841HP ligado como repetidor (entra cabo, repete WiFi da operadora.)
    2- A rede vem de um modem da operadora (Sumicity) via cabo
    3- Se eu iniciava o sistema com o cabo de rede do PC desconectado e conectava depois, o problema não aparecia.
    4- Só depois de várias buscas sem solução que fui tentar acessar a página de configuração do roteador e vi que não tinha acesso (192.168.0.1) o que me possibilitou descartar problemas de conexão externa.
    5- PElo WIndows tudo funcionava bem, pelo ipconfig aparecia o IP do roteador, entrava na página de configuração, no Linux usando route e ifconfig não aparecia (???)

    Após o reset passou a acessar a página de configuração normalmente e não mais apresentou problema.

  • Já resolveu? Caso não fala ai qual o seu hardware, é notebook ou desktop. Diz a marca da placa mãe ou da placa de rede.
    Fez alguma configuração personalizada de MTU no seu roteador?

  • Se não resolver qual o resultado do comando:

    lspci -nn