Fedora roda bem nesse notebook ?

Bom dia amigos. Através de vídeos do canal do Diolinux, vi a entrevista com o Cristiano e acabei me interessando pela comunidade Fedora. Migrei a pouco tempo para esse mundo do software livre, depois de não aguentar mais problemas com o Windows 10 e a falta de paciência com a idade me fizeram perder a boa com os diversos problemas. Não aguentava mais ter que formatar máquina de 3 em 3 meses....ou ficar sem a mesma quando fazia uma grande atualização e a máquina simplesmente morria.

Hoje tenho o seguinte notebook:

Lenovo Ideapad 320
I5 8250
Híbrida Intel/ NVidia MX150
12Gb Ram
SSD 240Gb

Uso ele conectado a um monitor via HDMI, também utilizo uma impressora HL-1202 da Brother.

Estou a 6 meses usando Linux Mint, mas as vezes penso que o sistema poderia ser mais fluido e mais atualizado.

Uso o notebook para tarefas básicas, uso Virtualbox para emular Windows 7 para rodar simplesmente um software da empresa pois pelo Wine ele não rodava bem.

Queria saber se por o Fedora sempre estar com o kernel bem atualizado isso facilita com hardwares mais recentes.

Não sei se aqui seria o lugar mais correto, mas quais as diferenças básicas de se usar Fedora que usa RPM e usar no meu exemplo o Mint que usa DEB ?

Comentários

  • Olá @Rodfer, seja mto bem vindo a comunidade.

    A unica dificuldade que eu vejo ai, esta em relação as suas placas de videos. Pois são hibridas e a galera não anda tendo uma boa experiencia p/ instalar o driver proprietario qdo se trata de placas hibridas.

    A dificuldade esta em relação ao uso, vc não consegue definir em qual momento usa a Intel e em qual usa a nvidia. Pode acontecer de mesmo vc instalando o driver proprietario da nvidia, ele use apenas uma placa. Ou seja, ficar o tempo todo com o vídeo de baixo desempenho ou o tempo todo com a placa de alto desempenho.

    Mtos acabam aderindo distros que se dão melhor com placas hibridas, acho que é o caso do mint.

    Qto ao kernel, a cada atualização eles trazem melhorias e correções. Como o fedora é atualizado constantemente, a gente tem bom proveito nisso.

    Não vou saber dizer a diferença entre os tipos de pacotes. Pois ambos tem o mesmo proposito, de modo geral. Algum empacotador saberia dizer isso melhor.

    Mas assim, eu por exemplo uso Fedora ... pq estudei usando distros RPM, trabalho com distros RPM e então decidi usar como desktop o fedora. Mas usaria sem problema algum uma distro DEB. Vc tem que experimentar, usar um período e colocar numa balança qual te atende e qual vc terá mais facilidade.