Ajustando Timezone no CentOS/Fedora

Olá, pessoal :smile:
Vi que algumas pessoas tiveram problemas com o horário dos servidores no dia 20/10/2019, devido ao cancelamento do horário de verão. Ao verificar um dos servidores CentOS que eu uso, resolvi mostrar os passos para verificar se a timezone está correta e fazer alterações ou atualizações para acertar a hora automática do sistema.

Verifique se a timezone está correta

Use o comando timedatectl para obter os dados do seu fuso horário

Se o fuso horário não estiver correto, veja a lista dos fusos disponíveis com o comando timedatectl list-timezones

Veja qual é o seu fuso horário e configure com o comando timedatectl set-timezone <Zona/Cidade>

Verifique se o fuso horário está atualizado

Como não temos horário de verão, temos que verificar se o fuso horário está marcando o número correto de horas de diferença em relação ao UTC - no meu caso, deve ser UTC -03 (Fuso horário de São Paulo). Para isso, use o comando zdump -v /usr/share/zoneinfo/<Zona>/<Cidade> | grep 2019

Se o número não estiver correto, talvez você precise atualizar seu pacote tzdata, basta usar o yum update (ou dnf) normalmente e fazer a atualização.

Espero que o pequeno artigo seja útil para ajudar a compreender como lidar com o fuso horário via terminal no seu sistema CentOS ou Fedora.

Comentários

  • Belo tutorial jovem, tive esse problema com dois servidores. Eu nem conhecia o timedatectl ... vlw :)

  • Digite seu comentário> @Chacal disse:

    Belo tutorial jovem, tive esse problema com dois servidores. Eu nem conhecia o timedatectl ... vlw :)

    Eu só sabia fazer editando os arquivos de configuração, aí resolvi dar uma olhada no timedatectl. Obrigado :)

  • Ótimo tutorial @leandroramos resolvi um problema que estava tendo em um notebook da Xuxa com fedora Mate, ele não configurava a Timezone pela interface gráfica de jeito nenhum e toda vez que logava eu tinha que configurar o relógio manualmente.
    Obrigada!

  • Que bom que foi útil, @Betânia