[TUTORIAL] Placas Híbridas Nvidia Fedora 30

editado setembro 6 em Tutoriais

Hardware

Notebook Dell 15 Gaming 7567

Processador: Intel Core i5 7300HQ
Placa Nvidia: GeForce(R) GTX 1050 4GB GDDR5
Placa Intel: HD Graphics 630
Tela: 15.6-inch FHD (1920 x 1080) Anti-Glare LED-Backlit Displa
SSD: 120 WD Green

A maior dificuldade que eu tive ao migrar para o linux foi o meu notebook, ele é um notebook muito robusto, ótimo para quem gosta de jogos com um desempenho satisfatório, no Windows, quando eu iniciava meus games, via o cooler começar a trabalhar mais forçado. Mas eu notei que meu fps não era lá essas coisas, ficava por volta de 120 a 140 jogando CSGO pela Steam.
Quando eu decidi migrar 100% para o linux, eu fiquei rodando de distro em distro tentando resolver meu problema com a placa gráfica, até que finalmente consegui, usando o Deepin eu consegui configurar o driver com a solução prime já vinha nativo deles, mas com uns updates meu sistema sempre quebrava, e eu tinha problemas maiores para concertar. Até que eu decidi ir para a familia Red Hat, usando o Fedora 30 eu consegui configurar e rodar meu sistema usando todo o potencial da minha placa gráfica. Segue passo a passo para configuração.

Lembrando. Eu sou um mero iniciante, tenho pouca experiência, se esse passo a passo lhe servir, ficarei muito feliz em saber que lhe ajudei deixe seu comentário, se você tiver uma melhoria para essa publicação, comente também.

Antes de tudo, precisei desabilitar o driver nouveau, pois no meu hardware ele sempre da problemas.

echo "blacklist nouveau" >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf

Editar o /etc/sysconfig/grub e anexar ‘rd.driver.blacklist=nouveau’ no final de ‘GRUB_CMDLINE_LINUX=”…”‘.

## Examplo linha ##
GRUB_CMDLINE_LINUX="rd.lvm.lv=fedora/swap rd.lvm.lv=fedora/root rhgb quiet rd.driver.blacklist=nouveau"

Update grub2conf

## BIOS ##
grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

## UEFI ##
grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

### Remover xorg-x11-drv-nouveau
dnf remove xorg-x11-drv-nouveau

Gerar initramfs

## Backup initramfs nouveau image ##
mv /boot/initramfs-$(uname -r).img /boot/initramfs-$(uname -r)-nouveau.img

## Criar um novo initramfs image ##
dracut /boot/initramfs-$(uname -r).img $(uname -r)

OBS: Reiniciar a máquina antes de seguir os outros passos.

Agora, atualize seu sistema.

Logue como root (su -) ou sudo dnf update .

Depois configure o RPM Fusion no seu sistema como root ou sudo:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Agora começa a parte legal.
Usando a wiki do rpm fusion instale o driver NVIDIA.
RPM Fusion NVIDIA
Porém, Não há a necessidade de instalar o cuda/nvdec/nvenc support, quando instalei ele, meu sistema começou a travar. Então refiz a instalação do 0. Da wiki, instalei somente o ak-mod e o driver.

execute como root ou sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia akmod-nvidia

Agora é a hora de configurar o Optimus, que também está disponível na wiki do rpm fusion.
Howto/Optimus

Passo a passo que eu fiz, eu pulei a parte que ele habilita o rpm fusion, pois já havia habilitado no começo para atualização do driver. Lembrando que o driver atual já é o 430.

execute o comando como root ou sudo -s
dnf copr enable kwizart/xorg-x11-server_nvidia
dnf update xorg-x11-server\*

**Execute o comando abaixo de uma só vez.**

cat > /etc/modprobe.d/nvidia.conf <<EOF
#Enable DynamicPwerManagement
#http://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/435.17/README/dynamicpowermanagement.html
options nvidia NVreg_DynamicPowerManagement=0x02
EOF

Prontinho. Reinicie sua maquina, que seu sistema já deve iniciar com o Optimus habilitado.

O Optimus vai fazer todo o trabalho, assim que você iniciar um jogo ele vai rodar a nvidia, quando estiver fora de games, ele roda na Intel.

Caso você inicie o game e ele não rodar com a nvidia. Você precisara fazer mais algumas configurações.

Descrito na wiki.
Howto/Optimus

Para configurar um aplicativo gráfico para ser descarregado na tela da GPU NVIDIA, defina a variável de ambiente NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD como 1. Se o aplicativo gráfico usar o Vulkan, isso será tudo o que é necessário. Se o aplicativo gráfico usar GLX, defina também a variável de ambiente GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME como nvidia, para que o GLVND carregue o driver NVIDIA GLX. A implementação EGL da NVIDIA ainda não suporta a transferência de renderização PRIME.

Driver Version
No Game

Comentários

• Como eu gostaria de ter um notebook com placa hibrida agora rsrs.
    Ficou muito bem documentado, parabéns e vlw por compartilhar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

In this Discussion