Olá! Não consigo me conectar a uma VPN PPTP com o Fedora 31(KDE) e 32(XFCE). As mesmas configurações foram aplicadas em um Mint 19.3(XFCE) e conecto com sucesso.
A única diferença da interface de configuração é na guia GERAL de um sistema para o outro, que serve para a escolha da zona do firewall. No Fedora é possível escolher, mas no Mint não (pela GUI).
Tela de configuração do firewall.
Obs: adicionei o serviço dhcp na interface, adicionei a porta 1723 e 47 na zona pública e escolhi a mesma.
Configuração básica da VPN
Configuração avançada da VPN. Obs: o protocolo MSCHAP v.2 é o necessário para conexão.
A conexão chega a pedir a senha para login, mas depois de alguns segundos não há resposta e não conecta.
Alguém tem alguma ideia de como posso resolver?
Grato!
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Digite seu comentário
Já tentou desabilitar o firewall e deixar o selinux permissive? Senão faz um teste
Digite seu comentário> @Chacal disse:
Chacal, o selinux ja estava no permissive, mas não tinha desabilitado o firewall ainda. Fiz e passou na hora. O ideal agora é adicionar a regra no firewalld para não ter que ficar desabilitando sempre que precisar. Qual o nome do serviço de VPN no Fedora? Você sabe?
Vlw, obrigado pela ajuda.
Olá Flira,
Legal, agora sabe que é o firewall que está fazendo o bloqueio.
Sim, o ideal é adicionar a regra no firewall. Se fosse o iptables eu saberia melhor ... mas o firewalld eu já não manjo mto e até desabilito por isso "não recomendo desabilitar".
Mas acho que o firewalld vc consegue fazer a liberação da porta.
firewall-cmd --add-port=XXX/tcp --permanent
firewall-cmd --reload
firewall-cmd --list-port
Tenta assim pra ver.
Qto ao nome do serviço, aqui no meu é o openvpn.
Faz um teste assim owww, eu fiz aqui.
ps aux | grep vpn
Não vai aparecer nada.
Aew vc ativa a conexão vpn e repete o comando. Ele vai mostrar os processos ... fica mais facil vc achar e usar no firewalld.
Vlw @Chacal!! Eu me viro com os comandos do firewalld, tem muita fonte dele. Eu já havia feito a liberação por porta e não deu certo, mas vou tentar com mais calma e fazer como vc falou pra achar o serviço. Assim que eu resolver eu coloco aqui.
Abraço!
Digite seu comentário> @Flira00 disse:
Você já conseguiu resolver? posso fchar o tópico?
Não resolvi ainda. Segue saída do ps aux. Tentei alguns serviços desses ai mas não resolveu. Adicionei a interface ppp0 e e pppt, bem como as portas tcp 8084 e 8340 na zona publica, mas ainda não resolveu.

Enquanto isso vai ter que ir desabilitando o firewalld rsrs.
Não seria o serviço pptpd amigo?
Eu estava pesquisando a respeito p/ te ajudar e vendo um tutorial ... p/ identificar o nome do serviço usado no CentOS. E foi usado os seguintes comandos do systemd.
systemctl start pptpd
systemctl enable pptpd.service
Aew imagino que deve ser este que vc deve liberar no firewalld.
Hehehe estou desabilitando quando preciso entrar na VPN.
O Serviço não é o pptpd, pelo menos no Fedora com o KDE é diferente.
systemctl start pptpd
Failed to start pptpd.service: Unit pptpd.service not found.
E adicionando no firewall da que o serviço não existe:
sudo firewall-cmd --permanent --add-service=pptpd --zone=public
Error: INVALID_SERVICE: 'pptpd' not among existing services