Testes e Relatos Fedora 30 Final - Spin KDE

FedoraBR
editado abril 2019 em KDE

Bem vindos ao Fedora 30 final. Não instalou? esta esperando o que?


No dia 29 de abril de 2019, foi disponibilizado o fedora 30 versão final.

Download aqui: https://torrent.fedoraproject.org/

E dessa vez com muitas variantes. Como podem ver abaixo.

PROBLEMAS ENFRENTADOS NA INSTALAÇÃO

Como nada é perfeito, tive problemas na instalação, pois, após dar o boot com o live-usb do fedora 30, estava havendo congelamento em todo momento. Consegui com muita dificuldade fazer a instalação. Após o primeiro boot, fiz o update do sistema e também houve congelamento. Para sanar o problema, instalei o driver da nvidia (rpmfusion) e o congelamento parou. Algo relacionado ao nouveau e a minha placa de vídeo. Pelo menos é o que aparenta ser. Isso não aconteceu com o fedora 29.

VOLTANDO AO QUE É BOM

Após a instalação dos repositórios do rpmfusion e a instalação dos drivers da nvidia, o funcionamento do fedora 30 com o KDE esta indo muito bem.

Para quem não sabe instalar o repositório do rpmfusion, faça o seguinte. Abra um Terminal, logue como root (su -) ou (sudo), copie e cole a linha abaixo e dê ENTER.

rpm -ivh https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/updates/testing/30/x86_64/r/rpmfusion-free-release-30-1.noarch.rpm
rpm -ivh https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/updates/testing/30/x86_64/r/rpmfusion-nonfree-release-30-1.noarch.rpm

Após a instalação dos repositórios, no mesmo terminal digite o comando abaixo. A minha placa é uma Nvidia 1060.
É IMPORTANTE SABER QUAL O MODELO DA SUA PLACA DE VÍDEO.
Se tiver dúvida, verifique no link abaixo, ou entre em contato conosco no telegram da comunidade.
Link do rpmfusion: https://rpmfusion.org/Howto/NVIDIA

Link do nosso telegram: https://t.me/comunidadefedorabrasil

dnf install akmod-nvidia.x86_64

INSTALANDO OS PRINCIPAIS PROGRAMAS.

Não poderia deixar de indicar os principais programas para o uso do seu sistema. Lembrando de abrir sempre o terminal, logar como "su -" ou "sudo". Você podem também instalar pelo programa Discover, mas estou passando o modo de comando, pois quem estiver em outro ambiente que não seja o KDE, não terá o Discover.

Discover:
Discover é o central de gerenciamento de programas para o ambiente KDE.


GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

dnf install gimp -y


Open Broadcaster Software é um programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project.

dnf install obs-studio -y


Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.

dnf install inkscape -y


LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados.

dnf install  libreoffice libreoffice-langpack-pt-BR.x86_64 -y


Krita é uma poderosa ferramenta para criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais, animações, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR.

dnf install  krita -y


VLC media player é um reprodutor/tocador e transmissor multimídia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como OGM, MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, Blu-ray, DVD, VCDs, etc e áudio como OGG, Speex, FLAC, MPC, MP3, WAV e outros.

dnf install  vlc -y


Kdenlive é um editor de vídeo open-source baseado no framework MLT e KDE. O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores.

dnf install  kdenlive -y


GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade. e incluído em vários sistemas educacionais.

dnf install  gcompris -y


Steam é um Software de gestão de direitos digitais criado pela Valve Corporation ou Valve L.L.C., de plataformas digitais como jogos e aplicativos de programação e fornecer serviços facilitado como atualização automática de jogos, e preços acessiveis aos usuários.

dnf install  steam -y

Para ativar os games for windows no linux, para jogar através do proton, siga os passos abaixo:

O Franz é um programa para Windows, Mac OS e Linux que reúne todos os seus apps de mensagens em um só lugar. Disponível gratuitamente, o aplicativo possui suporte ao WhatsApp , Facebook Messenger, Hangouts, Telegram, Slack, Skype, WeChat, além de outros apps bastante usados no mundo. Outra vantagem é que o app funciona com abas para cada serviço e exibe notificações do sistema sempre que um amigo entra em contato. Confira neste tutorial do TechTudo como usar e agrupar tudo no Franz.
Acesse ao link https://meetfranz.com/

Baixe a versão appimage

Após baixar, clique no executável e clique em "Sim".

O que é AppImage?
Anteriormente conhecido como klik e PortableLinuxApps, é um sistema de gerenciamento e formato de pacote para distribuição de aplicativos portáteis no Linux sem a necessidade de permissões administrativas para instalar.


O KDE Connect oferece diversas funcionalidades para integrar seu celular e computador:

  • Compartilhar arquivos e URLs com o KDE a partir de qualquer aplicativo, sem fios.
  • Emulação do touchpad: Use a tela do seu celular como touchpad do seu computador*.
  • Sincronização das notificações (4.3+): Leia as notificações do seu Android na sua área de trabalho.
  • Área de transferência compartilhada: Copie e cole entre seu celular e computador.
  • Controle remoto multimídia: Use seu celular como controle remoto para reprodutores multimídia do Linux.
  • Conexão WiFi: Sem necessidade de fios USB ou Bluetooth.
  • Criptografia RSA: Suas informações ficam seguras.

Lembre-se de que é necessário instalar o KDE Connect no seu computador para este aplicativo funcionar e também manter a versão do computador atualizada com a versão do aparelho Android, para que as últimas funcionalidades funcionem.

https://fedorabr.org/index.php?p=/discussion/39/tutorial-instalando-e-configurando-o-kde-connect

SISTEMA

Ksysguard

Nvidia











KinfoCenter





ERRO NOS LOGS
Como era de se esperar, encontrei o erro no log referenta eo nouveau. Então se confirma que o problema dos travamentos estava relacionado ao nouveau com a minha placa de video. Irei abrir um ticket no bugzilla para a verificação desse erro. Ajude também abrindo ticket com os problemas encontrados no link: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1704818


CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Com o lançamento do Fedora 30, muitas coisas virão de novidades, uma delas é o flatpack, Wayland como padrão e funcionando. Quem sabe também teremos o snap como padrão no KDE. O sistema se mostra muito bem, e bugs não foram encontrados no seu funcionamento. Sei que é pouco tempo para garantir isso, mas, sabemos que durante essa semana teremos ainda muitos updates para a correção dos problemas encontrados na lista de bugs. O fedora 30 veio para ficar e de cara podemos dizer que somos os Fedorentos mais felizes nesse dia 30 de abril.