[TUTORIAL] Rollback / Reversão / Pin no Fedora Silverblue
Uma das possibilidades incríveis do Fedora Silverblue com o Ostree, é a possibilidade de fácil reversão do sistema, isso não é exclusivo do Ostree, mas é impressionante como funciona. Vou dar dicas básicas de como usar no seu sistema ostree based. Primeiramente veja com o comando no terminal a baixo:
rpm-ostree status
Mostra os "deployments" (ou implantações) feitas e quais estão com "pin" (pinadas ou fixadas). Também tem informações da data/hora, numero do "Commit"... ou seja quando você atualizou o sistema ou instalou pacotes com rpm-ostree (LayeredPackages) Veja que na próxima imagem apenas a primeira de baixo está "pinned". Procedimento que fiz naquela data com o comando:
sudo ostree admin pin 0
O usado no momento tem um • no lado esquerdo A fins de poder voltar a versão "pinned" facilmente, no caso minha instalação UEFI teclando "ESC" na inicialização e escolhendo a primeira "pinned" no grub: Veja que ao iniciar os "Layered Packages" instalados na outra imagem não estão presentes: Agora voltando ao mais recente deployment, digamos que você não tenha dado pin em algum momento, e queira reverter para o anterior, basta:
rpm-ostree rollback
Veja que removerá tudo que está no "LayeredPackages" e suas dependências: Em seguida reinicie: Veja que agora estou na anterior, que existe apenas o snapd instalado. Claro que tem a opção de apenas remover ou outras opções selecionando o "Commit" específico. Então ao reiniciar novamente (é preciso reiniciar a cada tarefa com rpm-ostree atualmente). Digamos que você queira dar pin neste mais recente, de o comando usando o Deployment mais recente:
sudo ostree admin pin 1
Correções, atualizações e dicas para este tutorial comente e me ajude a aprimorar este tópico.
Comentários
-
Bacana. Se tivesse outra máquina eu testaria.
0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT