VirtualBox 6 - Opções de resolução não ativas na controladora gráfica VMSVGA

Estou passando por este problema ao virtualizar o Fedora 30 no VirtualBox 6. Após a instalação do SO, atualização e instalação do VirtualBoxGuestAdditions, as opções de resolução de tela continuam travas em 800x600. As causas deste problema ainda não estão bem definidas. Espero que juntos possamos encontrar a causa e a solução deste problema. Abro aqui o espaço para quem está passando por esta dificuldade também. Lembrando que na versão 6 do VirtualBox, a controladora gráfica padrão passou de VBoxVGA para VMSVGA, que em tese possui mais features que a primeira.

Comentários

  • Estou com o mesmo problema. Alguma resposta?

  • Nada ainda, quando surgir alguma coisa eu postarei aqui a solução, ou se alguém encontrar a solução também poderá postar aqui.

  • Bom dia;

    Nem com driver vesa consegue alterar a resolução de tela?
    Qual retorno do comando_ lspci | grep VGA_?
    E do sudo dnf search VirtualBox?

    Fugindo um pouco do foco, mas já pensou em usar uma solução que não dependa de módulos extras ao Kernel? Qemu-KVM por exemplo?!

  • Digite seu comentário> @frmoronari disse:

    Bom dia;

    Nem com driver vesa consegue alterar a resolução de tela?
    Qual retorno do comando_ lspci | grep VGA_?
    E do sudo dnf search VirtualBox?

    Fugindo um pouco do foco, mas já pensou em usar uma solução que não dependa de módulos extras ao Kernel? Qemu-KVM por exemplo?!

    @bsleonardo Seria uma ótima solução o Qemu-KVM. Ele não é tão dependente do Kernel.

  • @frmoronari as saídas dos comandos que você pediu virtualizando o Fedora 30 GNOME no VirtualBox 6:

    Sobre sua proposta de emulação, achei bastante interessante, pesquisei um pouco aqui e instalei o Virt-Manager, uma ferramenta ótima, porém, testando com o Fedora 30 KDE, não consegui redimensionar a tela. Alterando a resolução, acontecia o mesmo que acontece no VirtualBox, a tela vai para o tamanho que dimensionei e imediatamente volta para a resolução padrão dela, ou seja, fica travada em apenas uma resolução de tela.

  • Chacal
    editado maio 2019

    @bsleonardo, acredito que isso não tem a ver com o programa que vc esta usando p/ virtualização. E nem o seu host hospedeiro.

    Pois eu tenho o mesmo problema qdo se trata de VMs recentes ... Fedora 30 e Mageia 7 por exemplo.

    Já com VMs usando sistemas mais antigos funciona normal, como Fedora 29 e Mageia 6.

  • Bom dia;

    Essa imagem que postou, você estava utilizando o VirtualBox? Pois o vídeo idendificado na VM é VMWare. :o E os drivers que você tem instalado são para o VirtualBox.

    Sobre a questão de redimensionamento de tela no Virt-Manager, tem uma opção de escalar o tamanho da janela e alterar a resolução de acordo com o que você alterar a janela da VM. Na VM no Virt-Manager verifique se os drivers xorg-x11-drv-qxl estão instalados. Por padrão eles já vem instalados e habilitados, mas pode ser que esteja faltando.

    Por fim, se quiser um auxílio instantâneo, me procure a noite, após as 18h no https://t.me/frmoronari que terei prazer em ajudar.

    Mesmo assim vamos manter o histórico aqui atualizado para consultas futuras.

    Abraço e boa sorte!

  • Olá pessoal, desculpem a demora em dar um retorno e obrigado pelas dicas. Venho informar a vocês que agora, com a última versão do VirtualBox, a 6.0.8, após a instalação do guest additions, consegui ativar o esquema de resoluções no Fedora 30.
    @frmoronari, naquela saída do comando, estava com o Fedora 30 instalado no VirtualBox mesmo, tenho o VMWare aqui, mas nem estava em execução e não tem nenhum SO instalado nele. Sobre os drivers xorg-x11-drv-qxl para verificar no Virt-Manager, em que opção eu poderia ver isso? Grato mais uma vez pela ajuda.
    Uma sugestão: um tutorial sobre o uso do Virt-Manager seria muito bem vindo aqui no fórum. =)

  • Obrigado @chacal, vou dar uma conferida!