Ativar acesso ao server do pgAdmin4 no fedora 30 com usuário postgres
Galera, estava tendo problemas para acessar o PgAdmin4 no Fedora 30 com o usuário postgres.
A solução para esse feito foi definir permissões do PostgreSQL modificando no arquivo /var/lib/pgsql/11/data/pg_hba.conf (autenticação baseada em host) do PostgreSQL
Usando comando para Modificar o arquivo:
sudo nano /var/lib/pgsql/11/data/pg_hba.conf
Antes que comece as modificações. Precisa ter instalado o PostgreSQL e PgAdmin4 respectivamente.
Segue os tutoriais muito bem explicados para as instalações de ambos.
Link:
e
Após a instalação. Acessar o arquivo /var/lib/pgsql/11/data/pg_hba.conf
Usando o comando para Modificar o arquivo:
sudo nano /var/lib/pgsql/11/data/pg_hba.conf
Nas últimas linhas modifique seu arquivo se não tiver permissão. Mudando md5 para trust.
Dessa forma permite ter acesso local no PostgreSQL11
Conclusão: Foi a alternativa para permitir que no PgAdmin4 tenha acesso ao servidor do PostgreSQL11.
Para entender melhor sobre trust e md5. Segue mais um link
Comentários
-
trust permite conexão a qualquer usuário sem senha.
md5 é o que costumo ver por ai, pois trabalha com senhas criptografadas.Então, dependendo do uso do banco ... vale a pena p/ ganhar tempo. Mas se for algo em produção é bom evitar o método trust.
0 -
Boa @chacal . Como não estava conseguindo acessar meu pgAdmin4, tive que fazer isso. Mas agora entendi o problema que aconteceu e posteriormente irei colocar de volta para md5.
0 -
Caso se for usa MD5 se não tiver permissão nas pasta requerido só usa esse Código no IPV4:
EXEMPLO
host all mike .example.com md5
Como sempre que ler de trás para frente então vou citar meu exemplo do meu banco de dados:
host all KnDLinux 127.0.0.1:5050 md5
Caso se não funcionar 127.0.0.1:5050 tenta 127.0.0.1/5050 e de permissão do chmod nesse arquivo para liberar permissão de uso. Se tiver duvida como ele pois ai encima o link para ler com atenção que ensina como utilizar.
0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT