Relato sobre Fedora Rawhide Workstation (f31)
Neste tutorial vamos usar o “rebase” que permite mudarmos para qualquer versão do Fedora, não importa a versão que estiver.
Mudar de versão de sistema no mundo Linux, tradicionalmente sempre foi um processo “arriscado”(eu sei que isso depende muito de quem/como gerencia o sistema). O gerenciador de pacotes dnf é muito eficiente em tarefas críticas como esta (digo por experiência própria de anos fazendo upgrade de versões do Fedora) ainda mais por ser feito de uma maneira muito segura, que é no boot, antes de carregar todo o sistema. Mas se algo der errado ou parar de funcionar após o upgrade, o processo de rollback não é nada amigável. E ainda existe o risco de o processo falhar no meio do caminho por N motivos e quebrar o sistema, fora a demora, que em máquinas mais fracas podem demorar mais de hora, em meu i7 4790k demora em média 25-30min.
Com o gerenciamento do sistema via Ostree, ou dará certo, ou errado, sem meio termo, por conta da atualização “atômica”. O download de quase 900 MB terá que ser feito de uma vez, sem parar e recomeçar de onde parou (por enquanto) e não terá aquele tempo de transição que teria via dnf. O único tempo que vai precisar é praticamente o do download e reboot do sistema, e claro, sem uso de processamento a mais para isso, ou seja, vai depender da sua conexão e velocidade de HD para o tempo de boot.
Pode ser upgrade ou downgrade, o processo é simples e você sempre poderá voltar para a versão anterior.
1 – No caso estou no Fedora 30, usamos o comando abaixo para verificar repositórios ostree disponíveis no sistema:
ostree remote list
2 – Vamos usar o “fedora”. Para verificar as versões disponíveis para rebase:
ostree remote refs fedora
3 – Você pode dar rebase para qualquer versão que aparecer nesta lista, claro que sendo da mesma arquitetura (no caso x86-64). No exemplo vou dar rebase para a versão rawhide:
rpm-ostree rebase fedora:fedora/rawhide/x86_64/silverblue
Se tiver uma mensagem de erro parecida, é porque o rpm-ostree está ocupado, basta usar o comando:
rpm-ostree cancel
Então tentar novamente:
A velocidade de download tende a aumentar com o tempo, você pode cancelar o processo a qualquer momento e recomeçar, o sistema não será afetado ou “quebrará”.
O tamanho do download foi de 895,4 MB:
4 – Neste momento você pode reiniciar, mas antes(se quiser) de o comando rpm-ostree status para verificar o novo deployment do Rawhide recém baixado, mas ainda está usando a versão 30 (representado por um ponto na esquerda):
5 – Reinicie a máquina:
6 – Tecla “Esc” para mostrar o menu do grub. O primeiro de cima é o último deployment adicionado, como podem ver você pode retornar a versão antiga apenas selecionando no grub, poderá “pinar” para fixar para sempre ou não, retornar o processo (rollback) como explico neste artigo
7 – Concluído:
Comentários
-
Para quem não quiser esperar o inferno do rpm-ostree cancel que demora um pouco e ás vezes pede refresh-md pode dar um sudo killall Rpm-ostree
Depois disso o Rpm-ostree vai estar pronto logo de cara mais rapidamente do que o Rpm-ostree cancel0
Salas de discussão
- 722 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 403 Fedora
- 7 CoreOS
- 138 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 64 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT
- 13 MATE
- SOAS
- 3 XFCE
- 13 Server
- 84 Workstation
- 33 SilverBlue
- Atomic
- 3 Labs
- ARM®
- 3 Segurança
- 7 Servidores
- 222 Tutoriais
- 6 Críticas e Sugestões
- 16 Novidades e anuncios
- 5 CentOS
- 18 Games
- 31 Hardware
- 8 Linguagens de programação