[TUTORIAL] Instalar Firebird 3 no Fedora 31

Faça o download através https://firebirdsql.org/en/firebird-3-0, escolhendo  a versão compatível com a arquitetura de seu computador. Para este tutorial, utilizaremos a versão 64 bits (LinuxAMD64).

Após a realização do download, acesse o local onde o arquivo foi salvo e realize a descompactação. Este processo pode ser feito tanto pela interface gráfica como pelo terminal. Se você preferir a segunda opção, execute os comandos abaixo:

Navegue até o diretório onde o arquivo foi salvo.
cd /localizacao/do/arquivo/

Extraia os arquivos. Lembrando que o nome do arquivo pode mudar de acordo com a arquitetura e a versão baixada.
tar -vzxf Firebird-3.0.5.33220-0.amd64.tar.gz

Será criada uma pasta com o mesmo nome do arquivo baixado, acesse-a. Nesta pasta, existe um arquivo responsável pela instalação, install.sh. Vamos indicar ao Fedora que este é um arquivo executável. Mãos ao terminal.

chmod +x install.sh

Agora poderemos realizar a instalação. Para isso, será necessário executar o arquivo com permissões administrativas, seja através do comando sudo ou pelo usuário root, isto pode variar de acordo com os privilégios de seu usuário.

sudo ./install.sh

Pressione Enter para iniciar a instalação.

Caso o instalador retorne o erro "Please install required library 'libtommath' before firebird, after it repeat firebird install", deveremos baixa e criar um link simbólico para a biblioteca com o comando abaixo:

sudo dnf install libtommath

Para AMD64
sudo ln -s /lib64/libtommath.so.1
/lib64/libtommath.so.0

sudo ln -s /lib64/libncurses.so.6 /lib64/libncurses.so.5

Para x86
sudo ln -s /lib/libtommath.so.1 /lib/libtommath.so.0

sudo ln -s /lib/libncurses.so.6 /lib/libncurses.so.5

Execute novamente o arquivo install.sh. Durante o processo, será solicitada a senha do usuário SYSDBA. Este é o usuário administrador do banco de dados. Informe uma senha segura e prossiga com a instalação.

Foi retornada a mensagem "Install completed"? Se a resposta for sim, então o Firebird foi instalado com sucesso. Para permitir que outras máquinas acessem o servidor, será necessário liberar a porta 3050 no firewall.

sudo firewall-cmd --zone=dmz --add-port=3050/tcp

Se desejar que o Firebird seja iniciado junto ao sistema, mais um comando:

sudo systemctl enable firebird-superserver.service

E para finalizar, deveremos criar o usuário SYSDBA um diretório para armazenar os arquivos de banco de dados. Este diretório deve ter permissão de leitura e escrita para o usuário sysdba.

sudo gsec -user sysdba -password SENHA_SYSDBA_FIREBIRD add dude -pw dudepwd1
sudo mkdir /home/sysdba
sudo chown sysdba /home/sysdba

Feito! O Firebird está instalado e pronto para uso em seu computador.

Comentários

  • Estou tentando instalar conforme o tutorial mas no comando sudo gsec -user sysdba -password SENHA_SYSDBA_FIREBIRD add dude -pw dudepwd retorna que o pacote gsec não foi encontrado.
    No Fedora 34 workstation, favor valida o tutorial para nova versão.