[TUTORIAL] Instalando e Configurando VirtualBox no Fedora pelo RPMFUSION

FedoraBR
editado maio 2022 em Server

Edit: Testado e confirmado em instalações do Fedora 31 até o Fedora 36

ATENÇÃO PARA FUNCIONAR CORRETAMENTE SEU SISTEMA HOSPEDEIRO (HOST) DEVE ESTAR COM O SECUREBOOT DESATIVADO!


Para a instalação do Virtualbox no Fedora, é necessário estar com o repositório do rpmfusion-free instalado. Caso não esteja, digite o comando abaixo no konsole para adiciona-lo.

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

No mesmo konsole, digite o comando abaixo:

sudo dnf install VirtualBox.x86_64


Digite "s" para confirmar a instalação e aguarde.

Após a instalação, digite no konsole ou no menu iniciar, Virtualbox.

Selecione "Novo"

Digite o nome do sistema que pretende instalar, no meu caso "Fedora 31". Depois "Próximo"

Informe quanto de memória quer utilizar. Coloquei 4gb.

Como não tenho nenhum disco no momento, então deixei a opção padrão, como mostra a imagem abaixo. Depois, clique em "Criar".

Mantive como padrão também o VDI. Depois clique em "Próximo".

Quero já o espaço dinâmico. Clique depois em "Próximo".

Esta tela, te informa o arquivo que será criado para a sua maquina virtual. No meu caso .vdi. Aumentei o espaço do disco para 30gb. Clique em "Criar"

Clique em "Configurações"

Clique em "Armazenamento"

Logo depois em "Vazio". Clique no disco "azul" e "Escolher uma Imagem do Disco". Procure pela sua iso em seu disco rígido e clique em "Ok"

Selecionei a imagem do Fedora 31. Logo depois, clique em "Ok"

Na tela principal, é somente clicar em "Iniciar"

Na próxima tela, deixe como esta e clique em "Iniciar"

==================================

Algumas observações finais

Hoje em dia alguns sistemas estão deixando de lado o suporte à instalação em modo bios legacy, assim é bom pensar na opção de instalar suas VMs usando a opção EFI habilitada

Caso aparece esta tela abaixo logo após sua primeira instalação do virtualBox seguindo esse tutorial, é sinal que ou você não reiniciou sua máquina após a instalação do programa ou ainda está com o secure boot habilitado

Mesma instalação da imagem anterior, mas dessa vez com secureboot desligado

Comentários