[Resolvido] - Problemas com Scanner Canon MG3510
Boa tarde comunidade,
Eu tenho uma multifuncional da Canon MG3510, a impressora funciona normal. Porem não consegui usar o scanner.
- Instalei o Simple Scanner, porem ele não encontra o dispositivo.
Instalei também o Scangear, que é proprio p/ este modelo.
Instalei o Sane, seguindo as orientações de um video do Canal do Greyson.
Eu fiz a busca pelos modulos e estão ok.cat /etc/sane.d/dll.conf | grep net
cat /etc/sane.d/dll.conf | grep pixma
Inseri o endereço da impressora no arquivo /etc/sane.d/pixma.confbjnp://192.168.1.101
Obs.: Também tentei inserir o comando net 192.168.1.101, porem sem sucesso.
Dei uma olhada na documentação, sane-pixma e tem suporte para meu equipamento.
Porem sem sucesso com nenhuma destas opções
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Grato.
Comentários
-
Olá chacal, tudo bem.
Bem achei um tutorial para instalar a série de impressora MG32xx no OpenSuse 31.1.
Mas tem um detalhe que me chamou a atenção:
Nos modelos MG32XX series, nós só poderemos usar o Scanner através do programa fornecido pela Canon (ScanGear). Nem adianta tentar outro programa, pois nenhum deles irá reconhecer o Scanner.
Talvez seja o detalhe do ScanGear ...
Um abraço !!!
0 -
Olá Claudiomar_RC,
Primeiro obrigado pela resposta
Eu já tinha tentando instalar o ScanGear. E ele não encontrava o scanner.
Agora fiz a risca, com pequenos ajustes e deu certo \o/
Segue os passos p/ documentar e ajudar quem mais tiver este problema um dia.
1 - Baixei os drivers do site da canon.
https://www.cla.canon.com/cla/en/sna/consumer/printers_multifunction/photo_all_in_one_inkjet_printers/pixma_mg3510Especificamente os drivers.:
cnijfilter-mg3500series-4.00-1-rpm.tar.gz
scangearmp-mg3500series-2.20-1-rpm.tar.gz2 - Houve um erro de dependência no momento de instalar o scangearmp, referente ao pacote libpangox-1.0.so.0()(64bit).
No site https://pkgs.org/download/libpangox-1.0.so.0()(64bit)
Tem instrução p/ instalar o pacote pangox-compat.
Então só instalar, já esta no repositório oficial do fedora.:sudo dnf install pangox-compat
3 - Depois disso, voltei a executar a instalação do ScanGear.
➜ scangearmp-mg3500series-2.20-1-rpm sudo ./install.sh ================================================== ScanGear MP Version 2.20 Copyright CANON INC. 2007-2013 All Rights Reserved. ================================================== Command executed = rpm -Uvh ./packages/scangearmp-common-2.20-1.x86_64.rpm Verifying... ################################# [100%] Preparing... ################################# [100%] Updating / installing... 1:scangearmp-common-2.20-1 ################################# [100%] Command executed = rpm -Uvh ./packages/scangearmp-mg3500series-2.20-1.x86_64.rpm Verifying... ################################# [100%] Preparing... ################################# [100%] Updating / installing... 1:scangearmp-mg3500series-2.20-1 ################################# [100%] Installation has been completed.
4 - Criei o atalho do programa.
sudo vim /usr/share/applications/scangearmp.desktop
e adicionei o seguinte conteúdo:
[Desktop Entry] Version=1.0 Name=Canon MG3200 Series Scangearmp Comment=A program to work with Canon scanner. Exec=scangearmp Terminal=false Type=Application Icon=scanner Categories=GTK;Graphics;RasterGraphics;Scanning;OCR;2DGraphics; StartupNotify=true
5 - Na primeira execução, ele não encontrou o scanner. Conforme imagem abaixo.
6 - Fechei o programa e executei novamente, desta fez encontrou. E eu fechei e testei varias vezes. Encontrou normalmente.
7 - Abaixo já é o programa funcionando.
É isso pessoal, mais uma vez mto obrigado Claudiomar_RC.
0 -
@chacal
Estamos para isso: nos ajudar.Mas que resposta bem elaborada a sua. Pensando até em transformar em cartaz.
Além de completa e funcional, ficou muito bem formatada.
Parabéns!0 -
Opa vlw
Se quiser fixar e ou melhorar ... fique a vontade tmb. Pertence a comunidade.0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE