Olá, pessoal. Beleza?
A dica seguinte serve para vocês redefinirem a senha dos usuários, incluindo o root, ou mesmo habilitar o login do root caso ele esteja desabilitado, através do GRUB do Fedora.
Na tela do GRUB, aperte a tecla e na linha de inicialização do Fedora e veja a tela que vai aparecer em seguida.
Veja as imagens abaixo e reparem na linha que começa com linux. Na primeira eu mostro a opção ro (read-only ou somente leitura) que deve ser alterada. Na segunda imagem eu mostro a opção alterada para rw (read-write ou leitura e escrita) e adiciono a opção init=/bin/bash ao fim da linha.
ATENÇÃO: Se seu teclado for brasileiro, a tecla / estará no ; (ponto-e-vírgula), pois o teclado no GRUB não está configurado para pt-BR.
Após trocar ro por rw e escrever init=/bin/bash no fim da linha, aperte a tecla F10 para aplicar as alterações e prosseguir com o boot.
Depois de apertar F10 você verá um prompt básico bash-5.0# - isso significa que você está no Fedora com o usuário root. Cuidado com o que você fará a partir de agora!
Para alterar (ou criar pela primeira vez) a senha do root, use o comando
passwd
Informe a senha desejada para o root.
Se precisar alterar (ou redefinir) a senha do seu usuário, use o comando
passwd seuusuario
Informe a senha do seu usuário.
Caso queira tornar seu usuário administrador do sistema (com direito a usar o sudo), adicione-o ao grupo wheel, editando o arquivo /etc/group com o comando abaixo:
nano /etc/group
No fim da linha do grupo wheel, adicione seu usuário.
Salve (CTRL+o) e saia do nano (CTRL+x).
Reinicie a máquina com o comando exec /sbin/init
Até a próxima, pessoal!
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Show de bola Hackeandro!
Digite seu comentário> @tallescg disse:
Valeu, mestre
Leandro Parabéns por esse tutorial. Isso ai vai ajudar muitas pessoas.
Parabéns, Leandro! Shoow
Muito bom ótima postagem parabéns