Relato de uso de algumas spins do Fedora 32
Olá, pessoal. Beleza?
Eu tenho testado, para trabalho e lazer, algumas spins do Fedora 32:
- Workstation (GNOME)
- XFCE
- LXDE
Tenho feito os testes em duas máquinas:
Máquina 1
Asus Vivobook X202
Celeron 847 Dual Core de 1.1GHz
2GB RAM DDR3
SSD M2 de 128GB
GPU Intel Graphics 2000
Máquina 2
Desktop Dell Optiplex 755
Core2 Duo E8400 (acho que é de 2.8GHz)
8GB RAM DDR2
HDD de 500GB
GPU NVIDIA NVS315 - com driver Nouveau
Uso das spins nas máquinas
Máquina 1 (Asus)
Fedora XFCE
O uso do sistema foi satisfatório e não percebi nenhum bug, mas na navegação pelos navegadores Firefox e Chromium eu senti o sistema mais lento que nas outras duas spins do teste. Mas não fiz nenhuma medição técnica, apenas senti o sistema bem mais carregado na Spin XFCE do que na Workstation e na LXDE.
Os programas padrão não mudaram desde a última versão, e a versão do XFCE ainda é a mesma, 4.14.
Fedora LXDE
O sistema ficou bem mais responsivo do que nas outras duas spins, mas tenho algumas considerações:
- O "copiar/colar" continua não funcionando após a instalação e eu, novamente, precisei desinstalar a ferramenta Clipit e reiniciar a máquina para ter o CTRL+C CTRL+V - problema antigo na spin LXDE que provavelmente não será corrigido, pois o LXDE está no fim da vida.
- A spin LXDE ainda não vem com o gestor de energia, o que é essencial em notebooks. Eu instalei a ferramenta xfce4-power-manager para fazer o trabalho.
- Estranhamente, apesar do sistema ser totalmente fluído, inclusive navegando em sites como Facebook, YouTube e Whatsapp Web, o sistema trava de vez em quando - especialmente em operações grandes com o DNF. Tive que recomeçar o uso do DNF várias vezes, depois de ter forçado o desligamento da máquina congelada. Isso não ocorre no XFCE e na Workstation.
Fedora Workstation
Apesar de ser mais pesado que LXDE e XFCE, o GNOME Shell se mostrou a melhor experiência das três que testei, fazendo um balanço entre responsividade e estabilidade do sistema. LXDE ficou muito (extremamente) mais leve, mas travou muitas vezes, enquanto o GNOME ficou menos responsivo, mas muito mais estável.
Na navegação na web, o sistema não responde tão bem quanto no LXDE, mas não trava. Por incrível que pareça o XFCE ficou mais "arrastado" que o GNOME nesse quesito, talvez pela diferença no uso da GPU, que no GNOME Shell é mais otimizado. Acredito que no Plasma também fique melhor que no XFCE, mas o Plasma não entrou nos testes.
Bug: o único bug que encontrei até agora é o firefox ter um comportamento estranho ao ser maximizado. A janela não ocupa a tela toda, e o problema só desaparece quando eu envio a janela para outro espaço de trabalho. Não incomoda tanto, mas é estranho.
Máquina 2 (Desktop Dell)
Fedora LXDE
Nada a reclamar além do problema da área de transferência (copiar/colar).
O sistema não trava, acredito que seja pelo fato da GPU ser outra - NVIDIA NVS315 com o Nouveau.
Rápido, leve, estável. Diferente da experiência que tive no notebook.
Fedora XFCE
O sistema também não apresentou problema nenhum, e não ficou lento na navegação (o meu Core2 Duo é bem mais potente que o Celeron 847).
Rápido, leve e estável.
Fedora Workstation
Infelizmente, até o momento, não consegui fazer o boot do sistema live no Legacy (a máquina não possui UEFI). Ainda estou vendo como contornar o problema.
Conclusões até o momento
Das três spins que usei, as que mais me agradaram foram as seguintes, ordenadas da que eu mais gostei para a que menos gostei:
Asus Vivobook
1- Fedora Workstation
2- Fedora LXDE
3- Fedora XFCE
Desktop Dell 755
1- Fedora XFCE
2- Fedora LXDE
Me desculpem por não ter imagens no post. Vou melhorar os relatos daqui pra frente. Abraços!
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT
- 13 MATE