[RESOLVIDO] **Dúvida no particionamento**
Pessoal, estou decidido a mudar de distro porque me apaixonei pelo Fedora rsrs. Estou com dúvidas para realizar o particionamento de meus discos, mesmo após pesquisar no próprio fórum e em outros tutoriais.
Possuo 4 discos:
sda - SSD 120 gb com Windows 10,
sdb - disco comum de 1 TB
sdc - SSD 240 gb com Linux Mint 19.3,
sdd - disco comum 250 gb com o /home
Quando iniciei no mundo Linux a uns 2 anos, não tinha muita noção de particionamento, então por segurança quis deixar separado os hds para ter uma melhor visualização. Agora que estou decidido a mudar para o Fedora, tenho dúvidas e receio de como posso continuar com a mesma configuração que tenho sem prejudicar o funcionamento dos meus sistemas. O GRUB está gerenciando a inicialização, então consigo escolher entre Windows e Linux.
Ao iniciar a instalação selecionei meus 3 discos (sda, sdc, sdd) e cliquei na opção avançada da instalação onde está exatamente desta maneira:
Linux Mint 19.3
DADO
/home ssd1
SISTEMA
/ sdc5
/boot/efi sda2
swap sdc1
desconhecido
ntfs sda1
unknown sda3
ntfs sda4
ntfs sda5
Gostaria de saber se posso fazer o seguinte particionamento seguindo a mesma ideia e sem prejudicar nada, apenas removendo o Mint e colocando o Fedora:
dispositivo tipo format tamanho mountpoint
sda2 partition efi 100mb /boot/efi
sdc1 partition swap 2 gb
sdc2 partition ext4 221,58 gb /
sdd1 partition ext4 232,88 gb /home
Comentários
-
Vamos lá, primeiro está confuso sua descrição, pois vc começa com sda sdb sdc, e na hora das partições vc se refere como ssd1 etc..... Poste um print do Gparted com suas partições que será mais fácil te ajudar.
Mas eu formatava o SSD do Mint e criava:
/boot/efi - 300MB
Swapfile em / ou se não quiser swapfile partição swap = RAM do pc
/ de 50GB à 80GB EXT4
/home - todo o resto do SSD EXT4Se fosse usar o hd de 250 com o /home, nesse caso faria:
/boot/efi - 300MB
Swapfile em / ou partição swap = a quantidade de RAM do pc
/ todo resto do SSD ETX4
/home todo HD de 250GB em ETX40 -
Obrigado pela ajuda @tallescg, consegui resolver. Minha maior dúvida mesmo era referente a partição /boot/efi. No meu caso, ela precisa estar na mesma partição do windows para que o grub co siga gerenciar a inicializacao dos S.O e o restante poderia dividir conforme meu gosto pessoal. Vlw
0 -
Digite seu comentário> @lucas_sferreira disse:
Obrigado pela ajuda @tallescg, consegui resolver. Minha maior dúvida mesmo era referente a partição /boot/efi. No meu caso, ela precisa estar na mesma partição do windows para que o grub co siga gerenciar a inicializacao dos S.O e o restante poderia dividir conforme meu gosto pessoal. Vlw
Na verdade, não! Ela não precisa estar na mesma partição do windows não. Vc pode usar a mesma EFI do windows para instalar o grub efi ou pode criar uma EFI só para o linux ou demais distros..... Em ambos os casos vai funcionar e o grub irá identificar os sistemas instalados, mas mesmo podendo usar UMA unica EFI, eu não recomendo, pois por experiência própia e por relatos, já ocorreu do windows regravar tudo na EFI durante um update e mandar o GRUB pro saco. Já se vc quiser usar uma só EFI pra várias distros, não vai ter dor de cabeça.
0 -
Entendi @tallescg. I mais recomendado nesse caso seria eu criar um /boot/efi serapado em meu ssd e depois realizar a instalação certo? Eu não imaginava que poderia dar pau usando somente uma edu.
0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT
- 13 MATE
- SOAS
- 3 XFCE
- 13 Server
- 84 Workstation
- 33 SilverBlue
- Atomic
- 3 Labs
- ARM®
- 3 Segurança
- 7 Servidores
- 222 Tutoriais
- 6 Críticas e Sugestões
- 16 Novidades e anuncios
- 5 CentOS
- 18 Games
- 31 Hardware
- 8 Linguagens de programação