[TUTORIAL] Como instalar o Parsec Gaming

allysonthales
editado abril 2020 em Tutoriais

Saudações,

Recentemente conheci um software muito bacana que permite jogar com seus amigos via streaming (entre outras coisas). É estilo o google stadia, porque também é possível você alugar um servidor com as config que você quiser e pagar o uso por horas jogadas, porém vou deixar essa parte de alugar um servidor para o video que o Diolinux fez.
O host aqui é você ou seu amigo e vocês vão jogar juntos gratuitamente, e o mais legal disso é que eu mesmo jogo varios games usando um laptop bem humilde.

É bem simples, você e seus amigos baixam o parsec gaming, alguém fica como host e todos se conectam a ele. É como se jogassem localmente.

existe uma versão para linux em: https://parsecgaming.com/downloads/

oficialmente, apenas existe suporte oficial para ubuntu 18.04 logo, é um pacote .deb, mas existe um script fornecido por um usuário que vai transformar em um pacote .RPM para a instalação: https://support.parsecgaming.com/hc/en-us/articles/115003477771-Using-Parsec-With-other-Linux-Distros

então apenas com uma linha, podemos instalar o Parsec Gaming:

wget https://tinyurl.com/parsec-fedora ; bash parsec-fedora

o script vai executar e pronto!

agora para executar o Parsec, basta digitar no terminal:
parsecd
ou procurar nos seus aplicativos mesmo.

essa é a tela inicial do Parsec:

em seguida você cria sua conta em: https://parsecgaming.com/signup/

e loga no aplicativo.

Ele é bem intuitivo então não vamos detalhar tanto sobre o uso do Parsec Gaming.

no painel a esquerda temos os computadores conectados (aqui vai aparecer os computadores dos seus amigos, basta clicar em conectar e eles aceitarem que você vai começar a ver a tela deles)

Em "arcade" é possivel encontrar usuários que deixaram suas sessões abertas, com isso você pode se conectar e jogar com elas. Bem bacana, né?

para encerrar, apenas lm detalhe que preciso falar:

1- No arcade até que da para jogar com algumas pessoas, mas o ping fica muito ruim as vezes, entre 100 e 250 porque geralmente são pessoas de fora de Brasil que estão como host, mas jogando com meus amigos o meu ping fica entre 12 e 25 (muito melhor do que jogar FIFA pelos servidores da EA kk)

2- O dio já fez um video sobre e fala melhor sobre alugar um PC na nuvem e também um review bem bacana das funcionalidades: